Quando for avaliar seus progressos, em qualquer departamento de sua alma ou de sua vida, não considere momentos esparsos. Observe padrões.

Instantes de pico ou de baixa não falam pelo conjunto do processo. Só a totalidade representa o fenômeno em si. A soma das partes, já foi dito alhures, não constitui o todo1.

Pense em termos de percentuais. Quanto de bom senso você conseguiu imprimir à sua área de loucura, insensatez, imaturidade ou vício? Em que medida você reduziu o índice de selvageria em seu lado mais bestial de ser?

Esperar guinadas grandiosas, substanciais e categóricas, à custa de bravatas interiores, é sinal de desconhecimento da natureza humana.

Por outro lado, afaste-se do espírito de temor supersticioso de castigos divinos. Você está no mundo para aprender. Assimile a lição e siga em frente.

Não entre na sintonia do mal, que o(a) quer abatido(a), culpado(a) e derrotado(a), sem energia para se levantar e prosseguir a jornada.

Sorria, perdoe-se e congratule-se com a nova experiência amealhada. Você está mais próximo(a) do que nunca da vitória definitiva sobre si.

Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Eugênia-Aspásia (Espírito)
29 de maio de 2004

1. Referência à abordagem filosófica holística ou não reducionista, que remonta a Aristóteles.