Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Existem agentes cancerígenos no corpo, como no espírito. A inveja, a maledicência, o ódio, as paixões mesquinhas, como um todo, carcomem os “tecidos da alma”, assim como o tecido canceroso lacera o organismo físico, devorando-o por dentro. Forças sagradas que muito bem poderiam ser utilizadas em processos criativos importantes de socorro a si mesmo e ao próximo, de realização do melhor, gerando felicidade e prosperidade para si e para miríades de outras criaturas são, amiúde, bloqueados pela consumição de energias levada a efeito pela presença destes tumores psíquicos, que drenam todo o potencial da psique, fazendo a pessoa resvalar para comportamentos vazios ou para condutas e estados auto-destrutivos.

Enormes quotas de energia da consciência são sugadas para os focos de desajuste destes cânceres psicológicos, que adquirem vida própria (desenvolvem uma certa autonomia de processos intrínsecos) e intentam avolumar-se, às expensas das forças de seu incauto hospedeiro. E, com isto, o indivíduo, exangue e confuso, não tem motivação nem espaço mental para criar, produzir, realizar no nível excelente que lhe seria próprio.

Assim, providencie os agentes dissipadores-curativos dos cancros invisíveis da alma, mas terríveis e muito concretos em seus efeitos psicológicos para a criatura. E, entre tais elementos terapêuticos, incluem-se, indiscutivelmente: a oração, a meditação, a leitura de caráter espiritual, a prática do bem ao próximo (sem intenções ocultas de recompensa), a procura de ajuda abalizada em aconselhamento psicológico ou espiritual, a freqüência a templos e atividades religiosas da própria predileção, o exercício do otimismo e da fé em todos os sentidos.

Confiando-se a estes recursos restauradores da saúde integral da alma, qual quimioterapia do espírito, prezado amigo, facilmente encontrará a reversão de seu câncer psíquico de tristeza, depressão, ansiedade, pânico, paranóia, estresse crônico, descobrindo, por conseguinte: a alegria, o dinamismo, a esperança, a fé e todas as formas e tipos de pensamentos e sentimentos positivos, que naturalmente se converterão em atitudes construtivas, a seu bem e de todos que tiverem oportunidade de estar dentro de seu círculo direto ou indireto de influência pessoal.

(Texto recebido em 3 de setembro de 2005.)