Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Quantos anos você tem?

Se é um adolescente, ou mesmo uma criança, atente-se às oportunidades de aprendizado e crescimento, tendo cuidado para não esquecer que a maior prova de inteligência é nunca se deixar influenciar pelos outros e sim seguir as orientações sensatas de pais, mestres e orientadores de um modo geral.

Se você é um adulto jovem, entre os 20 e os 40 anos de vida, lembre-se de que será nesta fase – que passa mais rápido do que se pensa – que terá mais energia para edificar os alicerces de sua existência, realizar projetos ousados, construir obras grandiosas, tais como atingir culminâncias do mundo acadêmico, dar início a uma obra de filantropia ou transformar seu coração num ninho de amor familiar ou incondicional.

Se você está na casa dos 40 aos 60 anos, a fase da maturidade, considere que é neste período particular da vida humana, que conjuga experiência e boas doses de vitalidade, que os empreendimentos mais sérios e elevados da existência têm ocasião de acontecer, não necessariamente os que exijam mais coragem ou disposição ao trabalho, como na fase anterior, mas aqueles que peçam, de seu realizador, quotas substanciais de sabedoria, ponderação, perspicácia, visão de conjunto e serenidade.

Se, por fim, você atingiu a casa dos 60 aos 80, que poderíamos dizer que galgou o patamar cronológico do “ancião sábio” (embora nem todos se tornem sábios) – mais ainda se foi premiado com anos-bônus após essa faixa etária (na Terra de hoje, ainda esses seriam os conceitos do “fim da existência”) –, alcançou você os cumes do que pode ser tido como a parte mais nobre, sábia e transcendente da existência. Neste ponto, você está preparado para ensinar, conduzir, aconselhar, liderar e inspirar, realizando obras nos corações das pessoas, obras invisíveis e não mais tangíveis, como nas etapas anteriores de vida.

Você encontrará indivíduos que passam existências inteiras presos às primeiras fases, e aqueles que já parecem ter nascido nas últimas. É o espírito eterno e sua idade espiritual, indisfarçável, a se manifestar, apesar das injunções do corpo. Mas, dentro do possível, se quiser viver o equilíbrio e a maturidade, no desenvolvimento gradativo da consciência, em paridade com as fases cronológicas do corpo e seu simbolismo de oportunidades, nas mudanças hormonais e fisiológicas como um todo, eis um roteiro breve que lhe oferecemos, para o melhor aproveitamento dos ensejos de vida que lhe são apresentados pela Divina Providência.

(Texto recebido em primeiro de agosto de 2004.)


Aviso:

Nestes próximos dias 2, 3 e 4 de agosto, Benjamin Teixeira estará proferindo duas palestras e realizando um seminário na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo. Se você desejar obter mais dados a respeito, telefone para: (17) 236 1208; (17) 3217 9078 ou (17) 9774 8465.