Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.


Para aproveitar plenamente a romagem de sua existência física, considere, acima de tudo, imprescindível estabelecer diretrizes sensatas, um planejamento existencial que foque o essencial e, concomitantemente, respeite uma perspectiva realista, quanto aos recursos e talentos encontradiços, em sua vida e em sua alma, hoje. Molde, assim, os esquemas de sua atividade, às condições concretas e, simultaneamente, aos princípios fundamentais, que lhe norteiam a condição de cristão e de espírita.

Você é um embaixador de Deus onde estiver, com quem estiver. Tal conclamação, que lhe pode parecer soar no diapasão de propugnações de ordem meramente religiosa, é, em verdade, uma plana segura de realização pessoal, já que alicerça-se sobre as bases seguras da sua própria natureza, fulcrada, até em seus níveis neurofisiológicos – para nem sequer citar o acerto desta assertiva, nos aspectos psicológico, cultural e social – no tudo condicionar, a princípios de propósito, ideal e espiritualidade. Isso porque o ser humano foi pré-programado para a transcendência, como até outras faixas mais primárias da criação, como atestam entomologistas, ao notar impulsos de “altruísmo” em “insetos sociais”, como abelhas, cupins e formigas, cunhando, a partir do estudo etológico de tais animálculos aparentemente insignificantes da natureza, em meio à comunidade de biólogos evolucionistas da universidade de Harvard, o conceito revolucionário, de “impulso imanente à transcendência”.

Hoje, querido amigo, pode você supor que a riqueza, a fama, o prestígio social, o domínio sobre os seus semelhantes e sobre entes queridos, bem como todas as facilidades e comunidades tecnológicas e materiais que a civilização consumista hodierna oferece, seja um caminho fácil para a felicidade, para a vantagem pessoal, para a realização plena do si. Dia virá, todavia, em que reconhecerá que, a despeito de todas as benesses materiais ou do destaque social, jamais logrará encontrar a paz de consciência e a plenitude, só acessáveis na reta senda da moralidade, da realização vocacional de um ideal espiritual, de um propósito humanitário, de um espírito de serviço desinteressado ao próximo e à coletividade.

E, assim, terá que condicionar, após fazer esta descoberta capital, quaisquer metas ou objetivos de vida a estes princípios essenciais. Fazendo isto, estará você no caminho da verdadeira, porque duradoura, felicidade.

(*) (Texto recebido psicofonicamente, em 7 de abril de 2005.)

Aviso aos residentes em Sergipe:

Desde o sábado passado, a versão do programa Revolução da TV Aperipê, canal 2, está no ar, excepcionalmente, neste período, por volta das 17 h, após o término do campeonato paulista de futebol. A versão do programa da TV Caju, canal 47, continua, em sua exibição matriz, ao vivo, como a da TV Aperipê, também às 17 h, só que das quintas-feiras.

Equipe Salto Quântico.