(Sinopses de Sabedoria – 29)

Benjamin de Aguiar
pelo
Espírito Irmão Lukas

Nas relações sociais, familiares ou profissionais, se queres viver em paz e viabilizar a felicidade, exercita, quanto esteja em teu alcance, a bendita prática do perdão.

Podes – e amiúde deves – ser enérgico com filhos, pupilos, alunos ou funcionários –, mas que, na tua severidade, nunca falte a perspectiva do amor, que ensina e nutre a alma do educando, em vez de solapar-lhe a autoestima, a dignidade pessoal, em suma: a possibilidade de aproveitar, construtivamente, a repreensão.

Magoaram-te, com palavras ou gestos menos felizes? Caso possível, releva e ignora. Todavia, se a situação exigir-te, pela voz da consciência e da coragem, na defesa do ideal ou de um princípio sagrado que esposes, faze o reproche que se te pareça imprescindível ao cumprimento de tuas responsabilidades, quanto seja exequível a teu perfil de personalidade (aditados os esforços de melhoria íntima), com serenidade ou ao menos calma. Mais obrigatório ainda, empenha-te por manter o espírito e a atitude de polidez e civilidade que norteiam o comportamento dos indivíduos psicológica e moralmente maduros.

E, na medida máxima do viável à tua alma devota de servidor(a) do Bem, não desistas de criaturas que te foram confiadas à condução a Deus, mas oferta-lhes, diuturnamente, paciência e compreensão, que atravessem os filtros da disciplina (a bloquear as ligações ou atitudes viciosas), e propõe, continuamente, a autossuficiência e autogoverno de cada qual, no gozo inviolável dos próprios discernimento e livre-arbítrio.

(Texto recebido em 27 de fevereiro de 2011.)


Ajude a santa e sábia Mestra Espiritual Eugênia e Seus Amigos igualmente Mestres Desencarnados a disseminarem Suas ideias de sabedoria e amor, e, com isso, tornarem o nosso mundo mais feliz e pacífico. Basta que encaminhe este arquivo a sua rede de e-mails. Para tanto, utilize a ferramenta abaixo, com os dizeres: “Envie esta mensagem para seus amigos”.

Se você está fora de Sergipe, pode assistir à palestra de Benjamin de Aguiar, ao vivo, aqui mesmo, pelo nosso site, mediante uma colaboração simbólica, destinada à manutenção dos equipamentos utilizados na transmissão via internet. Para acessar-nos, basta que venha até cá, às 18h de domingos, horário de Aracaju (atualmente alinhado com o de Brasília), e siga as instruções aqui dispostas, em postagem específica. (Lembramos que a entrada para a aula presencial é gratuita.)