Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

A Vontade de Deus, desde que não seja interposta pela vontade humana, acontece sempre da forma mais natural e tranqüila possível. Não significa que, se esta se interpuser, os desígnios do Soberano fiquem obstados, mas que, por indefectíveis leis de justiça e respeito ao livre-arbítrio de cada uma de suas criaturas conscientes, o Criador permite, até certa medida, que cada um sofra suas escolhas equivocadas, caso assim seja de seu desejo.

No entanto, se você já se alçou ao nível de compreender que nada se ganha em se concorrendo com o “poder Onipotente” de Deus, por que não facilitar as coisas? Assim, vamos fazer algumas rápidas sugestões para você, a fim de que sua vida transcorra da melhor forma possível, porque, em verdade, como disse uma psicoterapeuta alternativa da modernidade: A vida tende a dar certo; nós é que atrapalhamos.

1.Em tudo que for fazer, remonte antes o pensamento a Deus, invocando-Lhe a inspiração e a orientação.

2.Jamais se desespere. Se fez algo de errado, e muito mais, se algo de ruim lhe aconteceu fora de sua provocação direta, compreenda a experiência como oportunidade de crescimento, de aprendizagem, de preparação para felicidades maiores, ainda que, de momento, a falta de perspectivas seja quase total.

3.Faça da oração um hábito diário, querendo dizer com isto que tenha um momento especial no dia para dedicar ao Senhor-Senhora. Além de reportar-se a Ele-Ela sempre, antes de qualquer atividade, também tenha um instante seleto no dia para efetuar suas meditações e reflexões – o seu momento de intimidade com Deus, a quem tudo deve, de onde veio e para onde voltará, mais cedo ou mais tarde, por vias tortuosas ou mais retilíneas. É um hábito de excelentes conseqüências.

4.Não deixe de ingerir, diariamente, sua ração de caridade, para que sua alma não feneça, sem Deus, porque o Ser Todo Amor só se manifesta nas relações fraternas entre os homens. Sem caridade, a oração se faz vazia e mentirosa. Sem fazer o bem, não se pode esperar que o bem venha até si. Não se recebe esperando e exigindo; mas, paradoxalmente: dando mais, dando-se integralmente, dando-se de coração.

5.Por fim, saiba esperar pela intervenção da Divina Providência. É sempre instante de fé, quando deparamos uma circunstância obscura. É somente por meio das situações difíceis que se exercita a confiança na Magna Doadora, e somente por meio destas contingências amargas é que teremos evidências mais claras desta intervenção Superior.

No mais, leve sua vida na esportiva, sem se levar muito a sério, porque talvez aquilo que você considere mais sagrado não passe de um equívoco de percepção. Quando, assim, sofrer um revés da fé, ou de qualquer ordem, não culpe jamais a Deus, mas sim procure verificar as falhas em sua ótica intelecto-moral da vida e do seu Criador, e logo verá que os piores reveses se constituem as melhores oportunidades de evolução na direção do Altíssimo e da plenitude, da graça e da mais completa felicidade possível ao ser humano.

(Texto recebido em 10 de novembro de 1998)

*Extraído do Livro “Sol de Esperança”, terceiro título da trilogia que inclui “Retratos do Amor”e “Vincos de Luz”, publicada por Benjamin Teixeira, em 1998.

Avisos:

Excepcionalmente, a partir desta terça-feira até o final desta semana, as mensagens do site não serão selecionadas por Benjamin Teixeira, que se encontra em viagem, impossibilitado para este mister. Sendo assim, os textos disponíveis serão extraídos, dos livros publicados por ele, no período aproximadamente de 1996 a 2000.

E para os que freqüentam semanalmente as palestras públicas proferidas no Espaço Emes, aos domingos, às 19:30, avisamos que Benjamin Teixeira programou o retorno da viagem para o sábado, a fim de que possa estar presente na reunião, normalmente, no dia 18 de setembro de 2005.

Equipe Salto Quântico