Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

 

Queres te fazer embaixador do Alto, mesmo enquanto ainda tocas, com um organismo de carne, o plano físico de vida?

Oferece um copo de água pura a passante ignorado na via pública, envolvendo-o em vibrações de boa vontade.

Ajuda transeunte, com dificuldade de locomoção, a atravessar a rua, com carinho.

Adentra um lugar público, seja uma instituição bancária ou um supermercado, e faze prece silenciosa, por todos que se encontrem sob o mesmo teto em que te asiles.

Vai ao trabalho (e desempenha teus deveres profissionais), segue para solenidade social (e desdobra tua função, no tecido dos relacionamentos interpessoais mais formais) ou te insere na intimidade do próprio lar (no laboratório complexo das mais profundas construções do espírito), em contínuo propósito de ser útil, amar e se dar, fazendo humilde súplica, na câmara secreta do coração, ao Plano Superior de Vida, no intuito de seres utilizado como canal do Bem e Seus agentes invisíveis, sendo, assim, inspirado nas palavras, nos gestos e na tua atitude de um modo geral, de acordo com as necessidades de pessoas e de grupos com que interajas.

Não precisas te transmutar em missionário santo ou em mártir exposto à admiração das multidões, na conversão de muitos ao ideal da Imortalidade Sublime, para que possas servir, e servir largamente, em nome do Cristo.

As oportunidades de bem fazer para Deus se multiplicam em todo momento e lugar. Observa atentamente, e notarás. Trata-se de uma questão de sintonia, e não de circunstâncias especiais; de qualidade das intenções com que te mobilizas, e não de extensão do bem que possas efetivamente realizar.

Jesus Se move na dimensão material de existência, nas pessoas de Seus discípulos sinceros, em toda parte, desde ínfimos atos de solidariedade a grandes lances de renúncia e realização para a prosperidade e o amadurecimento de coletividades inteiras. O “Corpo Místico do Cristo”, como dito pelo apóstolo Paulo, há dois mil anos, continua – e cada vez mais – a agir e a transformar criaturas, em nome do Senhor. Cada discípulo de Jesus é parte viva e atuante deste Ciclópico Organismo Psíquico, no ministério da redenção de todos e de cada um em particular, a começar de si mesmo.

Compromete-te, amigo, agora e por todo sempre, ante a Figura Augusta do Senhor, a fazer teu máximo pela Sua Causa do Amor, incessantemente; e Jesus agirá por teu intermédio, de um modo e por meios que nem de longe podes dimensionar, em termos de importância e significado – embora, para o mundo, a maior parte de teus esforços talvez passe resumida a aparentemente insignificantes atos de caridade anônima.

Serás, todavia, conhecido do Cristo e de Seus Representantes, que te sorrirão por dentro, enquanto fores ignorado e quiçá apupado por fora, no mundo dos homens loucos, desconectados de Deus. E se estás alinhado com Eles, na alegria inaudita, inenarrável e intransferível de servires a Algo Maior que tua personalidade humana, para tua e felicidade de muitos, que mais te pode importar?


(Texto psicografado em 2 de outubro de 2007.)

(*) Há 203 anos, no dia 3 de outubro de 1804, nascia, em Lyon, França, aquele que se tornaria o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Nosso preito de gratidão e admiração eternas, pelo bem inaquilatável que este espírito de escol, enviado direto do Cristo, realizou por todos nós, justamente em campo tão melindroso e subjetivo como o da espiritualidade, com base racional e científica, nesta era de incertezas e complexidades inextricáveis.