Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Está triste. Sentiu que a facilidade que tinha em certa habilidade se perdeu. Você se supunha bom em um idioma, e, de repente, pelo desuso, percebe-se respigando palavras, aqui e ali, para construir frases, com imensa dificuldade. Tocava piano com mestria, mas nota os dedos “enrijecidos”, sem a fluência que lhe era peculiar nos bons tempos. Revelava-se um escorreito artífice da palavra, falada ou escrita; no entanto, se vê acanhado e superficial no discurso que teve que improvisar, ou sem qualquer inspiração, no texto que lhe encomendaram com antecedência.

Achando-se nesse capítulo de experiência, prezado amigo, não se martirize na lamentação do talento perdido. Aptidão não se perde: é engavetada para uso posterior, sendo que o processo de retirada do estado de latência também demanda tempo e trabalho, muito embora menos do que o exigido para o desenvolvimento inicial da capacidade.

Nem a velhice, nem traumas psicológico-existenciais, nem doenças (desde que não afetem gravemente o sistema nervoso) têm poder para impedi-lo de ser brilhante na área em que se especializou, por força de dedicação e talento, dessa ou de outras vidas físicas. Se você quer envelhecer e atravessar todas as fases de sua atual existência, com a luminescência imarcescível dos grandes vencedores, permaneça em sintonia com o seu coração, jamais fugindo ao esforço constante de trabalhar no campo de sua vocação, mantendo viva a chama do talento que ali medrou, cheio de entusiasmo.

Não há outra técnica para se preservar na ativa, e bem. Quem se desanima com tudo e encontra motivos para parar, em quaisquer justificativas, não tem autoridade para reclamar nada: escolheu o seu caminho e deve-se contentar com a mediocridade. Não há alternativas: ou lutar, ou se frustrar.

Acostume-se a encontrar prazer na sua persistência, em criar a convicção – e deleitar-se com ela – de que nada nem ninguém o demoverão de seguir em direção à sua meta, e você estará sempre na rota da vitória. A não ser isso, fique com o complexo de vítima, continue na psicologia infantil da caça de culpados e jogue fora sua vida, para depois se lamentar, ingloriamente, sobre oportunidades perdidas e irrecuperáveis, sobre o leite derramado que nunca mais poderá reaver.


(Texto recebido em 25 de agosto de 2000. Revisão de Delano Mothé.)

Convite:

4 FENÔMENOS ESPETACULARES.

4 ilustrações de arrepiar, sobre 4 fenômenos espetaculares, além de uma surpresa ímpar, com extraordinária incorporação de Eugênia gravada. Não dá para perder a reunião pública do Salto Quântico deste domingo, 7 de dezembro. Às 19h30, no “Mega Espaço”, Rua Nossa Senhora das Dores, 588. Ministração de passes, a partir de 18h50. Atendimento fraterno (para você desabafar ou se aconselhar com alguém preparado), após a preleção. Evento angariando recursos para a exibição do programa Salto Quântico, em rede nacional de televisão – CNT, 15h30 de sábados (horário de Brasília); 9h de sábados (horário de Aracaju), apenas em Sergipe, Aperipê TV –, divulgando a salvadora mensagem da imortalidade da alma e da cobertura e inspiração da Espiritualidade Superior aos que fazem por merecer. A primeira visita tem sempre cortesia garantida. Informações adicionais pelo telefone 3041-4405.

Equipe Salto Quântico.