Benjamin Teixeira de Aguiar
pelo
Espírito Gustavo Henrique.

Quando tudo parecer perdido, e você se sentir um nada, pense em Cristo, no alto do Gólgota, apregoado no madeiro ignominioso, qual um réprobo da pior categoria. Tudo Lhe parecia conspirar contra: os amigos das horas ridentes O abandonaram, as multidões que O adoravam silenciaram; a Mãe, uma amiga e um discípulo apenas ficaram até o fim, testemunhando-Lhe o suplício, na pior de todas as horas.

Todavia, passado o instante de martírio indescritível, quando as esperanças pareciam, de uma perspectiva externa, reduzidas a zero, ressurge o Cristo do sepulcro lacrado, vitorioso até mesmo da morte invencível.

Não tarde em esperar e confiar em Deus, estimado(a) companheiro(a). Ainda que tudo se lhe afigure perdido, preserve a fé no Grande Amigo, e esteja certa(o) de que Ele nunca lhe faltará.

Sua depressão pode ser profunda; sua amargura, angustiante. Mas, inda assim, representam um prelúdio de uma nova era, se você souber se portar com dignidade, sem buscar os sorvedouros enganadores dos excessos nos prazeres dos sentidos, devoradores de todas as inspirações sagradas. Em outras palavras, não tente anestesiar sua dor moral com excitações materiais, porque sua aflição fundamental será ainda mais acentuada. Os narcóticos da paixão, da frivolidade e da maldade podem, provisoriamente, desviar a atenção da alma, embaçando o sofrimento lancinante que a acomete, pela desconexão com sua raiz axial de ser e sentir, mas não lhe curam as úlceras ocultas, abrindo, inclusive, oportunidade para que seus sulcos sangrentos se aprofundem, vertendo a linfa da vida em desperdícios lamentáveis de tempo e energia, em padecimentos, de fato, improdutivos, prolongados terrível e desnecessariamente.

Confie em Jesus, prezada leitora, amigo leitor, quando se sentir tomada(o) de amarguras inexplicáveis, fastios misteriosos, melancolias indevassáveis, medos despropositados. O que hoje não se resolve encontrará amanhã oportunidade de ser solucionado. Dê um voto de confiança a Quem merece todos, e o Cristo de Deus, em nome do Ser Todo-Amor, converterá suas chagas mais secretas em fontes de luz e bênção, para você e para quantos desfrutem de seu convívio ou sofram sua influência pessoal.

A dor é provisória, mas os padrões de comportamento e pensamento que você mantiver, enquanto a experimenta, verterão resultados subsequentes ao momento que passa, inexoravelmente. Então, haja com prudência e não se precipite. Há sempre solução para tudo.

(Texto recebido em 7 de janeiro de 2001.)