Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Se você está triste, não busque refúgio na desesperação de todas as ordens, porque estará pondo fora o esforço acumulado e abortando um processo de realização de seus projetos que demanda tempo.

A natureza obedece a espírito de seqüência, ainda quando ocorrem saltos quânticos, que também têm seu momento de ocorrência. A felicidade ou as diversas felicidades do indivíduo, como a afetiva, a profissional, a espiritual, vêm por etapas, como conquistas gradativas que o indivíduo vai fazendo, no correr de anos.

Entenda a felicidade ou as diversas felicidades que se pode usufruir, como um conjunto de várias sementes, que têm seu tempo próprio de germinação, desenvolvimento e pleno desabrochar. Dentro de um mesmo âmbito, como, digamos, o afetivo, existem diversas outras sementes, como a família, os amigos, a vida conjugal, e dentro de cada aspecto, outros tantos brotos, representando o nível de amadurecimento de cada relacionamento vivido.

Tenha paciência se hoje ainda não tem árvores frondosas, acolhedoras e frutíferas, em todos os setores de sua vida. Em tempo, o deserto de sua tristeza e o pântano de seus padecimentos converter-se-ão em jardins floridos. Mas não se obtém conquista de ordem avançada, sem esforço persistente, no transcurso, normalmente, de longos períodos de tempo. Você será feliz, mas no tempo certo, se souber persistir no campo do seu ideal, cuidando da terra das possibilidades, adubando com o suor de seu empenho, irrigando com a força de sua prece, aguardando o momento certo da colheita.

O ritmo de crescimento das sementes que plantou foge ao seu controle. Assim, tenha paciência e, asserenando-se, aguarde o instante azado da ceifa, quando então poderá fruir a plenitude de seus sonhos de ventura.


(Texto recebido em 25 de setembro de 2001.)