(Sinopses de Sabedoria – 20.)

Benjamin Teixeira
pelo
Espírito Anacleto.

Posso adiantar que não podemos utilizar princípios fechados, para questões complexas, e, sobremaneira, para circunstâncias variadas. Por exemplo: a poligamia era um hábito imprescindível de sobrevivência das sociedades, em tempos e mais ainda em culturas de guerra, quando as populações femininas eram muito superiores, em termos numéricos, às masculinas. Numa época da humanidade em que a fome e as pragas já dizimavam populações inteiras, de tempos em tempos, não se poderia aditar o elemento “falta de procriadores” aos naturais redutores demográficos. (*1)

* * * * *

Um jovem mancebo nos procurou, confuso, com respeito à publicação de ontem (*2), aqui em nosso site, dizendo-se ainda sem a elucidação que buscava quanto à máxima de Jesus lá citada: de que mais terá aquele que já tem, enquanto será tirado de quem já não tem até mesmo o que parece ter. Trata-se apenas do princípio de previdência em movimento. Quem sabe acumular terá mais. Quem é disciplinado, quem busca, quem trabalha, naturalmente obtém mais da Vida.

Em contrapartida, os que são ociosos, displicentes ou irresponsáveis com seus compromissos, e que, por esta razão, evidentemente ostentam poucas conquistas na existência (em todos os sentidos), tendem a perder até o pouco que lhes está às mãos, exatamente pela falta das virtudes correlatas, essenciais, em seu espírito.

Emmanuel e Lucas não quiseram dar um caráter abrangente ao tema, que envolvesse posses materiais e realizações humanas, na área das artes, da ciência, da política, a fim de focar o princípio tão-só no âmbito espiritual. Visavam, com isso, a não distrair uma audiência muito seduzível por esses elementos de tentação, para conduzi-la ao campo do essencial: o Espírito e suas realizações eternas.

(Textos recebidos em 18 de maio de 2010.)


Artigos  sobre que o Mestre Espiritual Anacleto comenta neste escrito:

(*1) A Austeridade do Grande Sábio – A Controversa e Aparentemente Conservadora Fala da Sabedoria Intemporal.

(*2) Reino dos Céus em Nós.

(Nota da Equipe)


Observação do Médium:

Esta publicação constitui-se de extratos de conversações mais longas, entabuladas entre Anacleto e dois interlocutores encarnados. O próprio Preceptor do Plano Sublime sugeriu fossem trazidos a lume os trechos acima.


Ajude a santa e sábia Mestra Espiritual Eugênia e Seus Amigos igualmente Mestres Desencarnados a disseminarem Suas ideias de sabedoria e amor, e, com isso, tornarem o nosso mundo mais feliz e pacífico. Basta que encaminhe este arquivo a sua rede de e-mails. Para tanto, utilize a ferramenta abaixo, com os dizeres: “Envie esta mensagem para seus amigos”.