Benjamin Teixeira
pelo espírito 
Gustavo Henrique.

Há um conceito curioso, em espiritismo clássico, que, embora não adiramos propriamente à visão kardecista, ao molde convencional constituído no correr do século XX – com todo o respeito que este nobre movimento nos mereça –, vale seja reforçado: o dos médiuns em regímen de mediunato.

Eles estão por toda parte e não apenas em atividades de vulto, conforme se acostumou esperar identificá-los, como o nobre Francisco Cândido Xavier constituiu exemplo máximo: o médium de funções coletivas em contínua supervisão psíquica e sinergia mental com seu guia espiritual, o ilustre Emmanuel – um esboço de uma definição de “mediunato” ou “mandato mediúnico”, só concedido a almas experimentadas, e, normalmente, após muito tempo de serviço de valor inconteste, prestado, sistemática e disciplinadamente, com persistência de anos sucessivos de trabalho no campo físico de existência. Hoje, em diversas áreas de atuação, como no jornalismo, na educação, na administração pública, encontramos grandes médiuns inspirados, em atividade insuspeitada de embaixadores vivos do Plano Sublime de Consciência. Não são propriamente muitos, em termos relativos, mas, em termos absolutos, podemos entendê-los como expressivamente presentes na sociedade terrícola dos dias atuais. Diríamos, ousamos asseverar, por assistência de nosso caro Dr. Temístocles, que assina esta coluna conosco, algo em torno de 3% a 5% dos médiuns ostensivos encarnados, que estão entre 10% da população total de vivos na matéria. Em outras palavras, entre 0,3% a 0,5% dos contingentes demográficos humanos do domínio físico do orbe, atualmente, vivem neste sistema invulgar e avançadíssimo de comunhão psíquica com esferas superiores de pensamento, como um recurso evolutivo, articulado pelos Dirigentes da Terra, de enxertia de valores, idéias, sentimentos e vibrações de Faixas mais altas de vida, na crosta do planeta, ainda muito precário de energias de padrão elevado – altruístico, sereno, judicioso.

Como médiuns com grande responsabilidade ante as massas (ainda que não se percebam como tal), agem visivelmente insuflados por inteligências externas de caráter excelso – e eles o notam claramente, denominando o fenômeno de forma variada, conforme sua formação acadêmica, cultural ou religiosa: “inspiração do Espírito Santo” ou “estava hoje muito ‘inspirado”, sem se darem conta do acerto literal de suas assertivas. Todavia, exatamente por causa desta sua função de injetar matrizes nobilitantes e transformadoras, nos que lhes ouvem ou lhes sofrem contato (direto ou indireto, pessoal ou à distância), recebem pesada carga de oposição dos agentes tenebrosos da destruição, que trabalham por manter a Terra (a sociedade humana que nela habita, na esfera física, quanto na extrafísica) presa de ilusões perigosas, que façam contingentes gigantescos de espíritos (encarnados e desencarnados) mais facilmente acessíveis aos mecanismos de manipulação, por parte dos líderes destas hordas do mal.

Assim, atenta-te. Talvez sejas um destes canais da Espiritualidade Superior, e, se isso for verdade, algo te segredará tal informe, na câmara secreta de teu coração (não de teu ego). Saberás ser um deles se te fazes, por onde passas, um fator de alegria, esclarecimento, conforto e paz, atraindo pessoas, em tua direção, para desabafarem, pedirem ajuda, resolverem seus problemas, sendo tu, de fato, uma espécie de “varinha de condão” a favorecer acontecimentos “miraculosos” nas vidas de muitos. Há pessoas assim, que, tão-só pelo maior diapasão evolutivo, atraem o pedido de socorro de todos que jazem em níveis mais baixos de desenvolvimento psicomoral. Mas os portadores de mandato mediúnico trazem consigo característica única: eles são freqüentemente “tomados” por um padrão de inteligência, bondade e segurança, que os faz agirem de forma surpreendente até para eles próprios, a benefício dos que os procuram.

Se não fores um deles, notarás, se aguçares a atenção, algum destes agentes do Bem, nas circunvizinhanças de tua vida cotidiana. Pode ser um preclaro professor, um líder religioso sincero, um grande cientista, um jornalista brilhante e fomentador do otimismo realista, um administrador público idealista, um empresário que se sente e age qual se fora pai de todos os funcionários.

Detectando-as, dá a estas criaturas sobrecarregadas o suporte de que possivelmente possas te fazer portador. Afaga-lhes o coração exaurido e lutador, concede-lhes apoio financeiro ou funcional, se isso se fizer necessário; comporta-te como assessor delas, já que são agentes da Luz, no plano físico, e podes, portanto, contribuir na obra que, amiúde, não conseguem elas desdobrar a contento, pela carência gritante de colaboradores eficazes e constantes.

Em suma, faze-te cooperador e não um fardo a mais, no trajeto destes representantes do Alto, para que tu mesmo, um dia, convertas-te em um deles, porque é destino de todos os seres sencientes tornarmo-nos porta-vozes de Deus para outras criaturas, sobremaneira para aquelas que se encontram em estrato inferior de evolução – e, então, invariavelmente passarmos a perceber (se quisermos realmente notar) quem está abaixo de nós, para que nos sintamos responsáveis por estas pessoas, em vez de cobrarmos delas posturas que lhes não são próprias ou nos afastarmos delas, desprezando-as: duas posturas (estas últimas) típicas do ego em ação, e não da consciência clarificada, pela conexão mística com a Espiritualidade Sublime, que sempre busca seu posto de serviço e colaboração, nunca de cobrança ou ataque.
(Texto recebido em 4 de janeiro de 2009. Revisão de Delano Mothé.)

 

Convite:

EGÓLATRAS E MENTES EXCEPCIONAIS.

Personalidade forte ou histeria? Carisma ou narcisismo? Fé ou presunção? Como desenvolver a autoconfiança, sem os perigosos delírios, mentiras, falsidades e armadilhas do ego. Os exemplos de personalidades fascinantes em ilustrações audiovisuais impressionantes! Neste domingo, 11, no confortabilíssimo auditório da Sociedade Semear. Os passes estão sendo ministrados, agora, entre 18h45 e 19h15; e a reunião pública, com palestra de Benjamin Teixeira (e fala do Espírito Eugênia ao fim), inicia-se com apresentação artística na abertura (como sempre), às 19h30. A Sociedade Semear fica na Rua Vila Cristina, 148. Cortesia garantida para os novos visitantes. Informações adicionais, obtenha pelo telefone: 3041-4405, ou pelo e-mail:perguntas@saltoquantico.com.br.

Equipe Salto Quântico.