Benjamin Teixeira
pelo espírito Eugênia.


Em 1990, demandamos acompanhar o médium, em viagem a Uberaba, em demanda a visitar o internacionalmente famoso medianeiro Chico Xavier. Uma fala foi-lhe dada, da boca do grande oráculo do século XX, por aquela ocasião, a respeito da ajuda espiritual no trabalho coletivo de divulgação do Espiritismo, que ele encabeçaria, para logo (*2). Pela urgência do começo das atividades, em vista da inadiável preparação para as realizações do futuro, com 19 anos de idade, então, não poderíamos fazer muita coisa, a não ser propor-lhe a publicação de alguns artigos na imprensa escrita (o que já era extremamente audacioso), à medida que o inspirávamos nos estudos na temática espírita e psicológica.

A 26 de abril daquele ano, deste modo, demos início a nossas publicações. Consideramos, realmente, que o projeto Salto Quântico teve início em 1988, quando o médium começou a fazer suas primeiras “pregações” espíritas – digamos assim – ainda que de modo informal, ano também em que, pela primeira vez (que sua mente consciente possa se recordar) contactamo-lo, por meio da mediunidade ostensiva, numa viagem astral que fizemos com ele, totalmente consciente.

Por aqueles dias, Benjamin percebia-nos apenas as vibrações, e via-nos e ouvia-nos raramente. Os artigos publicados, porém, em grande percentual, eram de nossa autoria, e de outros amigos nossos, apesar de o processo psicográfico ainda se mostrar rústico, incipiente, impelindo-nos a lançar, em sua mente, blocos inteiros de idéias, que ele destrinchava, a pouco e pouco, pelo método vulgarmente conhecido por “inspiração”, sem contudo, o fluxo escorreito peculiar à psicografia propriamente dita.

Em 1991, agosto, teve início o trabalho técnico de desdobrar da mediunidade. Por aqueles dias, os exercícios psicográficos foram intensíssimos, o médium passou a ver-me e ouvir-me com mais clareza, e aconteceram os primeiros episódios de “incorporação”, não só meus (raros até hoje), mas de outras entidades, principalmente as sofredoras, que ele recebia, em reunião mediúnica de desobsessão (o que faz até hoje). Dada a tal intensidade no desenvolvimento de suas faculdades mediúnicas, tivemos que lutar, no segundo semestre daquele ano, com um episódio de profundo esgotamento nervoso do medianeiro. Neste mesmo ano, nosso amigo encarnado fez suas primeiras incursões na imprensa radiofonada e iniciou o trabalho de palestras públicas, que mantém até hoje.

E, por fim, em janeiro de 1994, pusemos no ar o programa de televisão, que seria nacional em 1996, por transmissão captável por parabólicas; e que, em 1997, seria exibido nos Estados Unidos, entrando em cadeia nacional de televisão no Brasil, em julho de 2001.

Chegou, neste ano de 2005, o momento crítico que esperávamos, para o presente programa de atividades na divulgação dos ideais espirituais dentro da abordagem moderna, embora só em futuro distante isso possa vir a ficar mais óbvio, para um observador do plano físico. Trata-se do início efetivo do projeto Maria Cristo, que propiciará a ocorrência de um evento anual, o Natal de Maria Cristo, em julho de cada ano, contrapondo-se ao Natal de Jesus, complementando-o em verdade, ao reforçar o sentindo espiritual da mensagem cristã, desvinculada do culto grosseiro ao consumo, e a um esdrúxulo “Papai Noel”, quase totalmente desconectado da mensagem e do propósito natalinos originais, muito embora, para uma perspectiva de psicologia profunda, apresente seus objetivos espirituais, como já aqui ventilamos, n’outra ocasião (*3).

Nas atividades públicas do projeto, estamos fazendo o debute, e, para isto, exoramos as bênçãos de nosso muito amado Jesus, bem como de Sua Amantíssima Mãe Maria Santíssima, no intuito de que este trabalho mereça condições de prosseguir até a sua plena conclusão e de ser bem sucedido, o que, obviamente, não é garantido, já que o livre-arbítrio dos encarnados envolvidos na realização do projeto (em número de algumas centenas) e suas escolhas nem sempre felizes, podem fazer uma pausa no projeto ou um desvio em suas finalidades (*4).

(Texto recebido em 28 de abril de 2005.)


(*1) Em virtude de termos precisado estar em circuito de viagens por São Paulo e Brasília, no transcurso desta semana, tivemos alguns problemas técnicos para a atualização das mensagens diárias no site. Cremos que tudo esteja agora normalizado.

(*2) Naturalmente, não sou autorizado a minudenciar detalhes a respeito desta fala do inolvidável Chico Xavier.

(*3) Mensagem do último Natal, deste site.

(*4) Muito interessante e importante Eugênia trazer esta assertiva clara a respeito de existir todo um grupo de “responsáveis” pelo projeto Maria Cristo, bem como pelo Salto Quântico. Quase sempre, as pessoas pousam seus olhos sobre uma única figura humana, em particular no médium, quando se trata de tarefas de ordem espiritual, como estas. Vejo, já hoje, algumas dezenas de pessoas envolvidas diretamente nas lides do Projeto Salto Quântico. E me causou uma agradável surpresa que este número alcance “algumas centenas” de almas (espíritos encarnados), conforme esta revelação da amável e sábia mentora, o que significa dizer que a maior parte delas aparecerá, à medida que o projeto avançar em seu desdobramento.

(Notas do Médium)