Benjamin Teixeira pelo espírito Eugênia.

1. Vá até o lado de fora de casa e contemple o firmamento, radiante de luz solar. O dia não precisou de nenhum esforço seu para ressurgir, com todo seu esplendor e beleza. E, fitando a luz do astro-rei, pense nas maravilhas da vida que ele sustenta, bem como nos bilhões de outros, iguais ou maiores que ele, ocultos na imensidão do cosmos ora ofuscado por seu brilho. E pense no milagre da noite (e das noites emocionais das crises existenciais), que nos priva dessa gloriosa rutilância de vitalidade e força, para que enxerguemos outros universos, ainda que apenas ao pálido bruxuleio das estrelas longínquas.

2. Tome um pouco de ar puro e faça café para o cônjuge e filhos, se os tiver, ou para quem vive com você, levando o desjejum à sua cama, como se fossem elementos de alta nobreza. De fato são: são sua família, consangüínea ou não pouco importa, são aqueles que dividem sua intimidade e seus dias, seus sonhos e suas dores, são seus companheiros de jornada existencial.

3. Compre, no caminho para o trabalho, uma revista ou jornal diferentes, um livro ou mesmo um vídeo ou um CD, fora de seu padrão habitual de gosto, e leve-o para casa, a fim de experimentar algo novo. A enxertia de realidades diversas é sempre fertilizante e produtiva, podendo lhe dar insights novos a viver mais plena e satisfatoriamente.

4. Convide alguém da família ou um amigo para um sessão de cinema em pleno dia de semana, após o expediente de trabalho. O que o impede de fazer isso? Quanto não ganhará em quebrar um pouco a aflição esterilizante da rotina? Quanto não renderá em novas idéias para ser feliz ou em forças renovadas para retornar à labuta, no dia seguinte? Um filme de boa qualidade pode representar a súmula de experiência de toda uma vida, ou ao menos um equivalente menos rico de um livro de bom teor.

5. Telefone para alguém a quem quer muito bem e lhe diga isso. Se não, diga que ligou por ter sentido sua falta ou por vontade de ouvir a sua voz. Você terá feito alguém feliz e a você próprio, tanto mais quanto mais claro ficar que não há nenhum interesse sub-reptício, o que sempre deixamos óbvio, ainda que sejamos muito maliciosos e o interlocutor também – somos um livro aberto para os que nos observam atentamente, e nossas reais intenções quase sempre transparecem.

6. Experimente chegar no ambiente de trabalho distribuindo sorrisos e agrados, discretos mas generosos, de modo personalizado e carinhoso. Fará de seu dia um dos dias mais felizes de sua vida, podendo gerar até mesmo um novo padrão de felicidade em sua existência, ao desencadear uma avalanche de alegria, bem estar e paz, que retornará para você, de um modo ou de outro.

Você pode fazer de seu dia, cada dia, um dia diferente e criativo, cheio de novidades positivas para você e para todos que privam de seu contato e influência, diretos ou indiretos. Escolha o melhor, escolha ser feliz. Seja criativo e pense diferente, seja diferente, sinta diferente, viva diferente um pouco cada dia, para que melhore sempre, ainda que digam que não, ainda que pareça ser impossível. Os efeitos serão maravilhosos a despeito do seu ou do cepticismo de quem quer que seja, pois que, como emissário do amor e da esperança, do otimismo e da paz, você terá o maior de todos os parceiros em sua iniciativa singela de renovação: Deus.

(Texto recebido em 13 de junho de 2001.)