Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Redobra o teu compromisso com a fé, sobremaneira se te sentes seduzido, pelas circunstâncias da vida, a soçobrar no desânimo, na falta de perspectivas, no pessimismo, na depressão, no pânico, na suspeita sobre o caráter das pessoas e o valor de instituições.

Sem dúvida, deves ser realista. Entretanto, não te permitas desistir de acreditar no ideal, no bem e em Deus. Desapega-te, para isto, de pessoas ou situações específicas. Ama pessoas, indistintamente, e não aquela ou esta, em particular. Alguém pode te decepcionar, mas sempre haverá outros afetos.

Empenha-te no desdobramento de obras de benemerência, não importando qual. Podes te desiludir em um empreendimento, e te dedicares, em seguida, a nova iniciativa humanitária.

Ora a Deus e confia n’Ele, não te deixando afetar com o que digam ou façam os religiosos. Tua união com o Criador não pode depender da estabilidade ou sanidade de falíveis seres humanos.

Transcende, assim, o tatibitate do cotidiano e, abstraindo-te dos perigosos relativismos do plano físico, fia-te em princípios absolutos, que te façam trafegar por um mundo em célere e cada vez mais veloz transformação, com a segurança imperturbável de quem traz, no imo de si mesmo, a própria Eternidade!

(Texto recebido em 16 de maio de 2007. Revisão de Delano Mothé.)