O caos antecede a criatividade.
A queda antecede a ascese.
O sofrimento antecede a felicidade.
O erro antecede o acerto.
Não existe criação sem a transformação propiciada pela putrefação, assim como o adubo em que se converteram corpos em decomposição fertiliza o verdor da planta nascente.

Se sua vida anda cambaleando entre a desgraça e a tragédia, fique alerta: o terreno está fértil para grandes conquistas e realizações. As lamúrias só lhe distrairão do excepcional poder positivo do momento, imerso num aparente mar de negatividade.

Temístocles.

 

Não deixe de trabalhar, diuturnamente, com os aspectos trevosos, menos desejáveis e mesmo malévolos de sua personalidade. A sombra psicológica é tão necessária à vida e à criatividade, como o combustível o é para o movimento de automóveis a combustão.

Não se entregue à sombra. Ou seja: não aja conforme ela lhe sugere agir. Mas elabore seus conteúdos na plana simbólica das emoções, da conversação interior com os segmentos psíquicos que lhe correspondem, da manipulação consciente dos mesmos, por meio da fantasia controlada. Nesse campo, não há entrega ao mal, mas justamente o contrário: a possibilidade de gerenciá-lo, em vez de ser por ele possuído. Como diria Jesus, na prece sugerida do Pai Nosso: com isso se livra do mal, embora sem se livrar da tentação, que agrega valor de aprendizado àquele que lha sofre corretamente. Não processar os conteúdos do lado mórbido de si, no impulso amiúde bem intencionado de eliminá-lo, é, ironicamente, o meio mais fácil de se entregar inteiramente à força do mal que há em si mesmo, após potencializá-lo, pelo efeito cumulativo da repressão.

Demetrius.

 

Se sua casa está um inferno de conflitos, veja o céu de possibilidades a serem desdobradas: de paciência, de silêncio, de tolerância.

Se os caprichos dos entes queridos, no laboratório do lar, estão aguçados, nada melhor que a renúncia ao capricho pessoal, para lhes aplacar a conturbação. Quando alguém abdica do próprio direito, ainda que muito pouco, todos acalmam sua fúria infantil de controle de território.

Nem sempre é possível calar-se, quando se deve proteger e defender patrimônios, compromissos e funções que estejam sob nossa delegação. Todavia, mais do que se pensa, a advocacia dos interesses sagrados de nossa alma pode ser tecida de modo sereno e pacífico. A confusão e a agressividade que a afobação gera não ofertam nenhum poder adicional de resolução de problemas relacionais.

Elvira.

A vida tem dois pólos e não se pode fugir de um deles, a pretexto de se concentrar no melhor. A perspectiva maniqueísta de divisão do bem e do mal, no propósito aparentemente benéfico de eliminar-se este último, engendrou, paradoxalmente, as maiores expressões do mal na História Humana, como os horrores perpetrados pela Igreja Medieval e aqueles que foram patrocinados pelo Nazismo e pelo Stalinismo.

A vida é o que é, e não o que desejamos que seja. Pretender amoldá-la, concorde nossas fantasias idílicas, sem lhe respeitar as estruturas de realidade, é transformar idealismo em sofisma e tirania.

Anacleto.

 

(Textos recebidos pelo médium Benjamin Teixeira, em 8 de agosto de 2001.)