Benjamin Teixeira
por espíritos
diversos.

Lute pelo seu ideal, ainda que morra no posto de serviço. Melhor morrer lutando pela própria alma a ser prostituído a cada instante, por conveniências passageiras que corrompem, frustram e enlouquecem o indivíduo, desconectando-o de si mesmo, trazendo o inferno para sua vida e, por fim, afastando-o de Deus.

Anacleto.

Quem diz estar com Deus deve prová-lo, pelo seu excepcional estado de consciência, pelas suas realizações no bem, pela sua paz de consciência e pela sua felicidade. Qualquer atribuição de ordem divina sem essas insígnias, é, fundamentalmente, falsa.

Gustavo Henrique.

Quer encontrar a paz? Busque a completude de si. Se não há a totalidade, não há saúde, nem equilíbrio, e, portanto, não pode haver felicidade de nenhum gênero. Torne-se inteiro, e a sua inteireza levá-lo-á à integridade moral e à transcendência espiritual, naturalmente.

Demétrius.

Você ousa ser feliz? Então Deus está com você.
Você cometeu erros em nome do amor e da luta ferrenha por ser feliz? Então, Deus está com você.
Você já foi atacado, perseguido e caluniado por ser fiel a si e à sua consciência? Então, Deus está com você.
E se, meu irmão, Deus está com você, que importa que o mundo inteiro lhe vire as costas? Porque, como disse o Apóstolo, se Deus está com você, quem poderá estar contra você?

Eugênia.

Jesus é a porta do Céu. Se você segue o amor por Ele proposto, está neste caminho. Se não, não está, nem nunca poderá estar, na rota da felicidade, nesta ou em qualquer outra vida, no corpo ou fora dele.

Irmã Brígida.

O conceito de complexidade o aturde? Não deveria: a vida é complexa. Aceite-a assim, ou se afogará em complicações, o que de fato é muito ruim. A vida é simples, porque pode fluir sem bloqueios e propiciar crescimento e completude em todos os sentidos. Mas pode ficar viciada e angustiante, por uma mente humana atormentada, que não queira aceitar que pressupostos de verdade nem sempre são verdadeiros e que sempre haverá surpresas e bifurcações nos caminhos da vida, sem que isso, necessariamente, constitua um mal; antes, muitas vezes, representando a melhor ou a única trilha ao progresso e ao bem-estar.

Temístocles.

Acabe com essa postura ridícula de se sentir vítima! Você quer parecer um bebê? Pois não só parece: é, se não se mostrar resolutivo, decidido e otimista. Quem só reclama e só vê o negativo da vida revela muito sobre si: o pior, além de se estar fadando a muito sofrimento completamente evitável.

Roberto.

Queres encontrar o ideal? Considera, então, a ética e a honestidade. Não há verdade sem decência, a começar pela primeira: a de ser completamente transparente consigo próprio, sem mascarar motivos ocultos e vontades imanifestas.

Eustáquio.

(Textos recebidos em 23 de novembro de 2002.)