Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Olhe para os olhos do passante: ele é igual a você. Tem carências, desilusões, tristezas, é seu irmão em humanidade, tem um sol dentro de si: a Presença de Deus, em centelha.

Veja cada rosto, principalmente os enrugados, os disformes, os que provocam repulsa ou indiferença: por detrás de cada máscara de carne, existe um espírito eterno, em processo de evolução, grandes arcanjos em semente, que um dia dirigirão estrelas…

Observe a formiguinha diminuta, que caminha no chão… Ela um dia será gente, tanto quanto você um dia também já foi um ser tão simples quanto ela. Você e seus irmãos em humanidade, da mesma forma, têm um trajeto evolutivo gigantesco pela frente, ainda… uma fabulosa jornada de crescimento, realização, plenitude e glória.

Veja o pobre velhinho coxo, que passa, claudicante… Um astro-rei caminha dentro dele…

Enxergue o fundo do coração da criança faminta, barrigudinha, suja e despenteada… um anjo luminoso é carregado em seu peito pequenino…

Olhe nos olhos dos transeuntes anônimos na via pública… todos eles carregam Deus dentro de si… Reverencie-os, sirva-os e ame-os incondicionalmente… Eles são Deus disfarçado!…

(Texto recebido em 16 de maio de 2004.)