Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Anotando alguns problemas de percurso, tente recobrar a harmonia interior. A disciplina não é fácil, exige esforço constante, esmaga, sem pena, os impulsos infantis da alma, e deixa emocionalmente destroçadas as psiques iniciantes em seus páramos. Mas se você almeja os resultados da ascese, não pode se furtar ao empenho contínuo, na labuta auto-educativa. Não desdenhe do esforço de auto-reforma, de controle dos próprios ímpetos primários, de reorganização da casa mental, para padrões mais altos de consciência e de comportamento. Urge reequilibrar-se, em função dos elevados misteres que o trazem ao plano físico, porque ninguém está na Terra a passeio, e sim em estação de trabalho e aprendizado, curando mazelas do espírito e se fazendo fanal de esperança para os que seguem empós, nas faixas anteriores de evolução.

Você não é tão fraco quanto pensa ser. Só precisa se conscientizar de que não é possível passar pela vida imune aos investimentos de trabalho, caridade e autotranscendência, atento à hora que escoa e suas abençoadas oportunidades de crescimento espiritual. Seu psiquismo haverá de se expandir, sempre que se dedicar a superar barreiras emocionais e decretar-se agente da própria e da felicidade de outras pessoas, sem embargo de todos os compromissos a que se junge sua personalidade.

Você vai vencer, se quiser. A grande questão é essa: se quer, realmente. Vale, então, para isso, considerar as conseqüências e implicações de cada escolha, a fim de que faça conscientemente sua opção pelo melhor. Nada de valor se consegue gratuitamente. O princípio do prazer deve ser considerado, mas o busílis do raciocínio é entender que se faz uma escolha entre prazeres fugazes, com terríveis resultados, e gozos duradouros e profundos, com um tributo de sacrifício que os antecede, no processo da conquista. Qual das duas rotas você deseja adentrar, amigo?

Esqueça o mal-estar provisório que ora o atormenta, no esforço de disciplinar sua mente. Logo, logo, ao condicioná-la ao novo padrão de expressão, o difícil far-se-á plenamente natural, já que se tornará estrutural em sua psique. Até lá, porém, paciência e dedicação ao desenvolvimento gradativo, mas constante, das bases do seu novo eu, do seu novo destino, de sua felicidade – certo, querido amigo, de que não existe felicidade sem o alicerce do autocontrole.

(Texto recebido em 7 de julho de 2000. Revisão atual de Delano Mothé.)


Convite:

Das SÍNDROMES à FELICIDADE.

Complexo de Cinderela, nas mulheres; Síndrome de Peter Pan, nos homens; a história dramática de uma mulher visionária, que tudo fez por salvar seu filho e seu marido; a intrincadíssima jornada psíquica de iluminação do Buda. Quatro impressionantes ilustrações cinematográficas, numa mistura, a dizer por baixo, excêntrica, com um resultado, no mínimo, brilhante, respaldando, com humor e profundidade, uma fórmula realista de busca da felicidade, conforme a Espiritualidade Sublime sugeriu a Benjamin Teixeira fosse constituída a programática para a palestra do próximo domingo, 10 de agosto, às 19h30 (passes a partir de 18h50), no “Mega Espaço”, Rua Nossa Senhora das Dores, 588. Evento beneficente, a levantar fundos para o programa Salto Quântico, que transmite, gratuitamente, para todo o país, em rede nacional de TV (CNT, 15h30 de sábados), a salvadora mensagem da Espiritualidade. Informações: 3041-4405.

Equipe Salto Quântico.