Aceite a “noite escura da alma” – utilizando-nos da expressão do místico cristão São João da Cruz – e abrace-a com gratidão, pelos ensinos de que se faz portadora, para que você absorva a experiência o suficiente, de modo a dispensar recidivas em crises existenciais evitáveis.

Se hoje você abraça as sombras, com elas aprendendo e captando-lhes os estímulos ao bem, pela percepção e cura dos aspectos enfermiços, incompletos ou desajustados dentro de si, poderá acelerar a chegada do próximo ciclo luminoso de alegrias e realizações, favorecendo que ele seja, inclusive, mais intenso e duradouro em seus caminhos.

Não aceitar esse fenômeno da integração dos opostos, dentro da própria alma, não faz com que ele deixe de existir. Em vez disso, trava a mente, colapsando-a de diversas formas: pelo desânimo, pelo vício, pelo desespero, pelo desequilíbrio, pela fuga de compromissos espirituais básicos.

Os horrores do fanatismo, dos governos totalitários, das situações de preconceito e perseguição de inocentes, todas as chagas humanas mais graves, no plano individual e coletivo, provêm da dificuldade das criaturas em admitirem estas duas faces de si – a benevolente e a mesquinha –, na busca constante de englobá-las num todo harmônico, em função da utilidade que possam prestar ao bem comum.

A psicologia de profundidade deixa claro, assim como as grandes tradições espirituais do Oriente e do Ocidente, que não se pode viver a transcendência, sem que se integre a imanência.

A Espiritualidade genuína não exclui a humanidade autêntica. As culminâncias do Espírito (ou supraconsciência) se fazem impraticáveis, sem as profundezas da alma (ou subconsciência).

Sentimentos elevados só serão consistentes quando houver o reconhecimento de emoções menos nobres, que demandam cidadania na orquestração da psique. Somente assim, a magnífica partitura da completude e da realização máxima do ser pode se desdobrar nas trilhas de eventos futuros de um indivíduo, que então se tornará um verdadeiro buscador da Luz.

Eugênia-Aspásia (Espírito)
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
New Fairfield, Connecticut, EUA
7 de novembro de 2018