(Sinopses de Sabedoria – 30.)

A megaestrela internacional do cinema Angelina Jolie, em um de seus momentos de dedicação-exemplificação ao bem comum, em plena “aridez” (em todos os sentidos) do Continente Africano, vítima da “aridez” dos corações humanos de toda parte…

Benjamin de Aguiar,
pelo
Espírito Gustavo Henrique.

O prato de pão à criança carente, o copo d’água potável para o passante sequioso, o olhar amistoso ao(à) profissional do sexo, o medicamento ou a assistência médica para o(a) idoso(a) desvalido(a) têm regime de urgência, não podem esperar que teorias sociológicas ou iniciativas governamentais de vulto prosperem e sejam bem implementadas, elidindo tais calamidades da face do globo – com relação aos profissionais do sexo, explicitemos: o preconceito, o desrespeito, o desprezo à humanidade do(a) outro(a).

Hoje e agora são o momento de você ser fraterno(a); não amanhã ou em situações hipoteticamente apropriadas. Nós tornamos as circunstâncias adequadas à prática do bem. E quando não as há, criamo-las. Ser proativo e criativo não é matéria apenas avançada no currículo de administração de empresas e negócios, mas também de investimento, realização e transformação na seara cristã e humanista, para que se propiciem, no âmbito da superação das diferenças injustas de renda e nível sociocultural, conquistas efetivas e duradouras.

Faça sua parte, no ambiente de trabalho, no reduto do lar, nos encontros aparentemente fortuitos da vida social. Seja refletor(a) da Luz. Vibre otimismo e boa vontade, aja dessa forma. Seja fonte de conforto e esclarecimento, em vez de constituir aditivo a problemas, tensões ou sobrecargas a terceiros.

Isso é fazer seu melhor, ainda que não haja espetaculares lances de virtude ou edificações beneméritas de grande porte. Siga sua consciência, realize o bem neste instante, seja o Bem quanto puder, na sua e na vida de seus irmãos em Humanidade.

Se haverá algo de grandioso a germinar dessas primeiras e aparentemente insignificantes iniciativas, é um assunto inteiramente secundário. Primeiramente, começa-se com a sintonia do coração. Como tão bem disse Nosso Senhor Jesus: “o Reino dos Céus está dentro” de nós. Planeje, organize, convoque pessoas a cooperar. Mas esteja certo(a) de que, em rápido inventário demográfico dos sonhos “benevolentes”, notará que a quantidade dos que projetam e nada ou quase nada fazem compõe a grosseira e vergonhosa maioria dos que se dizem bem-intencionados.

Não espere o ideal. Não viva de utopias. Seja prático, responsável, digno da insígnia de religioso, espiritualista ou simplesmente uma pessoa de bem, um(a) cidadão(ã) consciencioso(a).

Quanto você investe de tempo e esforço, quando o assunto em foco é profissional, acadêmico, familiar ou (parece risível, mas, neste cômputo, é de ruborizar muita gente dita de bem) sexual? Empenhe, no mínimo, a mesma medida de energia que aplica nestes departamentos de sua existência, consagrando-a igualmente ao campo do serviço desinteressado, e estará encetando, de fato, sua epopeia de ascese rumo a Deus, daí mesmo onde se encontra, caminhando sob o efeito da lei da gravidade, sobre o solo rugoso da superfície planetária, porque seu coração já estará, de certa maneira, em sintonia com as Alturas – e isso, amigo(a), você sentirá, traz ao indivíduo uma alegria inenarrável na alma, uma paz indescritível de consciência, sobremodo quando se converte em hábito, em sistema ou filosofia de vida.

Experimente e verá.

(Texto recebido em 19 de setembro de 2011.)


Ajude a santa e sábia Mestra Espiritual Eugênia e Seus Amigos igualmente Mestres Desencarnados a disseminarem Suas ideias de sabedoria e amor, e, com isso, tornarem o nosso mundo mais feliz e pacífico. Basta que encaminhe este arquivo a sua rede de e-mails. Para tanto, utilize a ferramenta abaixo, com os dizeres: “Envie esta mensagem para seus amigos”.

Se você está fora de Sergipe, pode assistir à palestra de Benjamin de Aguiar, ao vivo, aqui mesmo, pelo nosso site, mediante uma colaboração simbólica, destinada à manutenção dos equipamentos utilizados na transmissão via internet. Para acessar-nos, basta que venha até cá, às 18h de domingos, horário de Aracaju (atualmente alinhado com o de Brasília), e siga as instruções aqui dispostas, em postagem específica. (Lembramos que a entrada para a aula presencial é gratuita.)