Benjamin Teixeira
pelo espírito Eugênia.

Não fique, caro amigo, no circuito fechado do isolamento. Esta é uma das maiores tentações, uma das estratégias mais eficientes das forças do mal para minar e destruir as energias dos discípulos do bem.

Quando se perceber inclinado a ficar sozinho, além do que seja razoável, remoendo mágoas renitentes ou dúvidas atrozes, atordoado por conflitos reincidentes ou tomado de medo e desânimo, é hora de construir a ponte com o outro. Desabafe com ente querido, seja elemento do grupo familiar ou não, seja ainda um terapeuta de sua confiança ou um conselheiro espiritual.

Quando o pensamento fica fechado num sistema auto-alimentado, rapidamente o senso das proporções na percepção, leitura e avaliação da realidade se perde, e o indivíduo começa a esvair suas forças e dissipar a lucidez, sem notar, até mergulhar num estado de pesadelo psicológico, muitas vezes brando, mas com um poder de corrosão estupendo.

Não subestime o poder da fala. Não por acaso, Freud concebeu a chamada: “terapia da fala”. Todas as escolas de psicoterapia se baseiam neste princípio, tão poderoso é o ato de verbalizar angústias, para exorcizá-las, assim como acontece em sessões de desobsessão espíritas, em que pessoas mais sensíveis ajudam entidades desencarnadas a se abrirem psicologicamente e, destarte, poderem ser tratadas.

Nas igrejas do cristianismo primitivo, inclusive, havia a prática ousada da confissão pública, raiz da tradição do confessionário católico, em que o profitente declarava seus pecados diante da assembléia dos “santos” (os cristãos assim se denominavam por aqueles dias) e fazia subseqüentes votos públicos de “conversão” – do grego: “metanous”, metanóia -, ou seja, de gerar uma transmentalização para melhor de sua consciência, ao receber o apoio psicológico e a energia amorosa do grupo.

Inúmeros estudiosos de psicologia esotérica têm chamado atenção para o poder das “individualidades coletivas”, denominadas de “superalmas” ou de “mastermind”. Estruturas psíquicas espectrais dotadas de energia própria, capaz de fomentar inspiração, motivação e capacidade de ação e resolução de problemas nos que as compõem, muito acima do somatório dos talentos das partes que as constituem. Assim, a “egrégora” formada com a psicosfera de grupos muito harmônicos gera uma força com potencial para alavancar realizações extraordinárias, como ocorre com famílias, casais e sócios muito unidos, ou mesmo membros de uma equipe de trabalho, que conseguem formar o que autores modernos chamam de “sinergia”.

O organismo humano é mais do que um somatório de células. “O todo é mais que a soma das partes”. Faça uso, conscientemente, deste princípio. Aí o motivo para o Cristo e todos os grandes luminares da espécie humana, antes e depois d’Ele, como Buda ou Confúcio, haverem chamado tanto a atenção das populações para a importância visceral e transcendente do amor.

Rezam também as tradições cristãs que, do amor entre o Pai e o Filho, surge a Terceira Pessoa do Espírito Santo. Eis também por que disse Jesus que, após Seu retorno à Pátria Espiritual, os apóstolos e discípulos fariam coisas maiores que as que Ele havia feito (vejamos os milagres da Ciência e da Cultura), já que Ele estaria COM o Pai e, assim, enviar-lhes-ia o Paráclito, a Potestade do Coletivo Crístico, ou, como inúmeros teólogos da cristandade clássica denominaram, a começar de Paulo de Tarso: “O Corpo Místico do Cristo”.

Pense, prezado amigo, que, quando você fala com um interlocutor de sua confiança, divide sua dor e seu problema não em duas, mas em três partes, pois que a terceira parcela corresponde à de Deus, que surge sempre, Onipotente, onde apareçam a confiança e a amizade genuínas. Eis, então, uma das possíveis exegeses para a passagem do Evangelho em que Jesus afirma que, onde dois ou mais se unissem em nome d’Ele (do Amor Universal), Ele (o Padrão da Supraconsciência) Se faria presente (*).

(Texto psicografado pelo médium Benjamin Teixeira, em 14 de janeiro de 2007. Revisão de Delano Mothé.)

(*) Mateus, 18:20.
(Nota do Médium)

Avisos Importantes:

1) Nossa equipe enfrentou uma certa dificuldade para atualizar a “mensagem do dia” da última sexta-feira, o rico texto: “Leitura Interior Especular” que só foi disponibilizado, neste sítio eletrônico, no início da tarde da própria sexta, segundo horário de Aracaju. Se você não teve oportunidade de lê-la, compulse-a, através da opção “mensagens anteriores”.

2) No próximo domingo, a reunião pública do Salto Quântico, que tem como viga mestra a palestra do líder espírita Benjamin Teixeira, será realizada no salão de festas Mega Espaço, em virtude da prévia carnavalesca sergipana Pré-Caju, que lança um volume de decibéis que inviabilizariam nosso encontro no Espaço Emes, demasiadamente próximo ao epicentro da folia. O Mega Espaço se localiza à Rua Nossa Senhora das Dores, 588. Bairro Suíssa (Sim, é assim mesmo que o bairro aracajuano é grafado), entre a Av. Desembargador Maynard e a Rua Ribeirópolis.

Departamento de Divulgação do Salto Quântico.