O conjunto de leis naturais que rege um domínio da realidade pode ser completamente inválido noutro. Assim, a física clássica é utilizada por engenheiros(as) em seus cálculos para a construção civil; a física relativística, proposta por Einstein, é aplicada em estudos avançados de astrofísica; e, no âmbito das pesquisas de partículas e eventos subatômicos, a física quântica é empregada.

O mesmo ocorre no universo humano. Regras, valores morais e lentes paradigmáticas completas, com que se interpreta a realidade, modificam-se, de modo profundo e significativo, com o desenvolvimento da inteligência, do cabedal de informações e da maturidade psicológica e espiritual galgados por um indivíduo.

As dramáticas mudanças nos códigos de ética e “bons costumes”, de acordo com época, lugar e perfis de personalidade envolvidos, dão-nos notícia clara da validade desse princípio no domínio das relações e da cultura humanas.

Heresias dum século são aclamadas frequentemente como expressões de heroísmo nos seguintes, desde lances espetaculares de mártires supliciados(as) publicamente, por ostentarem uma visão espiritual ou científica à frente de seu tempo, até manifestações de superação de hipocrisias no campo sexual e do comportamento humano como um todo.

Estejamos atentos(as), para que não sejamos manipulados(as) por ilusões de pseudoimutabilidade de certos dogmas, que existem não só no seio religioso, mas também na esfera familiar, profissional, artística, política e até, ironicamente, no meio acadêmico e científico.

Sigamos nossas consciências, avaliemos as reais intenções que nos movem, foquemos o bem – o nosso próprio e o de quantas pessoas possamos alcançar, direta ou indiretamente – e nos despreocupemos da aprovação externa.

Essa tem sido a atitude de líderes e inovadores(as) de todos os tempos e sociedades, e sempre indicará a presença de um caráter nobre e de uma inteligência realmente livre e conscienciosa, na gerência de seu próprio destino e nos posicionamentos que adote ante seus(suas) irmãos(ãs) em humanidade.

Temístocles (Espírito)
Benjamin Teixeira de Aguiar (médium)
Villequiers, França
24 de novembro de 2019