http://sq.imagens.s3.amazonaws.com/1207-Julho/Marilia-Gabriela.jpg

De acordo com o Ibope, 1 ponto de audiência equivale a 191 mil domicílios sintonizados em um determinado canal. Com base na média de pessoas por domicílio brasileiro, apresentada pelo IBGE, tem-se que “1 ponto no Ibope” equivale a um total de 630 mil espectadores.

O programa “De Frente com Gabi”, exibido aos domingos, apresenta, atualmente, média em torno de 5 pontos de audiência, com oscilação para 4, em dias de menor audiência, e 6 pontos em ocasiões de melhor desempenho.

Costuma ocupar a posição de vice-líder no horário, até mesmo em dias de menor fluxo de espectadores. E, em algumas ocasiões, chega a apresentar diferença de apenas 2 ou 3 pontos em relação à emissora primeira colocada.

Em televisão, é comum, ao longo dos programas, haver bastantes oscilações na audiência. De modo que, por exemplo, no dia recorde de audiência do programa de Marília Gabriela − 9 pontos de média −, também foi registrado 15 pontos de pico.

Dessa forma, uma estimativa com base nos 5 pontos de média, revela a presença de algo em torno de 3.150.000 espectadores, por programa. Variando para 2.520.000, em dias de baixa, e 3.780.000 nos dias de maior alcance.

O Ibope divulgou os números referentes à Grande São Paulo, do programa do dia 08/07, ocasião da exibição da Chamada do Instituto Salto Quântico. No dia, o programa “De Frente com Gabi” registrou média de 6 pontos, o que significa 1 milhão e 188 mil espectadores, apenas na região metropolitana de SP (3.780.000 em todo o território nacional). Ainda em São Paulo, foi registrado o pico de 8,4 pontos de audiência, o que equivaleria, somente nessa região, a 1.663.200 pessoas. Caso tenha repercutido em dimensão nacional, isso significa um total de 5,3 milhões de pessoas.

Luidje Barboza.