Espírito Eugênia-Aspásia

24 de novembro de 2016
 

Gratidão, inteligência e felicidade

Hoje, 4ª quinta-feira do mês de novembro, nos Estados Unidos da América, comemora-se o “Dia de Ação de Graças”, data (para muitos observadores e estudiosos de costumes) mais relevante, por estas plagas, do que a celebração de Natal.

Aprendamos, com nossos irmãos e irmãs do Norte, a cultuar a gratidão, base para o bem-estar pessoal e harmonia entre grupos de qualquer escala, condição sine qua non para a felicidade de indivíduos e comunidades.

Reclamar, acusar, criticar e protestar constituem funções cognitivas primárias que se desenvolvem na infância e que, indubitavelmente, são importantes no transcurso de toda a vida adulta de um indivíduo. Tais funções, porém, não devem se fechar num ciclo vicioso e contraproducente, em si mesmas, como se contivessem valor intrínseco de resolução de pendências.

Por outro lado, trata-se de um refinamento da inteligência e da maturidade psicológica o enxergar motivos de otimismo, esperança e gratidão, em meio às naturais crises e vicissitudes da condição humana, sem perder de vista, evidentemente, a perspectiva pragmática da responsabilidade pessoal, no sentido de mobilizar recursos para solucionar problemas ou, mais além: criar circunstâncias favoráveis à manifestação dos próprios talentos, vocações e caminhos para a autorrealização profunda e, quanto possível, completa.

Espírito Eugênia-Aspásia
Médium: Benjamin Teixeira de Aguiar
New Fairfield, Connecticut, EUA
24 de novembro de 2016

Colabore com a divulgação das Mensagens da Espiritualidade Maior que, em Sua abordagem voltada para as necessidades e aspirações do homem e mulher da atualidade, alcança hoje milhões de pessoas, em mais de 120 países!




Cadastre-se e receba mensagens por e-mail: