Mês: dezembro 2012

A Caridade Maior.

A caridade, amiúde, é confundida com o mero assistencialismo que amesquinha caracteres, mantendo os beneficiários dependentes e incapazes de suprirem as próprias necessidades, ou com a filantropia que substitui funções do Estado – embora possa ser este secundado pela iniciativa privada. Nem uma nem outra forma de abordagem, todavia, assinalam os atos legitimamente provindos do coração.

Ambas têm seu valor, obviamente, mas o amor que transforma o ser e edifica quem lhe é objeto traduz-se, normalmente, por conduta esclarecedora, palavras de conforto, sentimentos de pacificação – amor que cura, toca e modifica almas…

Leia Mais

Quem Fala?

Comunique-se. Mas avalie o que em você toma a frente, no processo de extravasão de ideias e sentimentos.

Você já notou que há “vozes” introjetadas em si? Pseudofragmentos do seu “eu” que não passam de enxertias perniciosas levadas a cabo em seu psiquismo, ainda que, muita vez, com boas intenções? A educação familiar, a instrução formal, os padrões culturais de lugar, profissão e classe social, religião, partido político, inoculam no indivíduo fontes-geratrizes de nódulos-módulos opiniáticos, preconcebidos, cristalizados… castrantes, autocastradores!

Leia Mais

Três Humanidades.

Competitividade exacerbada, ímpetos de revide sem freios, medo e ira desgovernados? Eis o padrão dos indivíduos que vivem na faixa da subconsciência animal, basicamente mobilizando, quando em organismos biológicos, a camada primitiva do “tronco cerebral” ou “cérebro reptiliano”, assim denominado por partilharmos sua estrutura fundamental com os lagartos, crocodilos, serpentes e outros répteis…

Leia Mais