Diálogos com o Espírito Eugênia-Aspásia

21 de dezembro de 2009
 

Diálogo com o Espírito Eugênia, sobre a Condição de “Ultracompletista” (*) de Chico Xavier.

Benjamin Teixeira,
em diálogo com o
Espírito Eugênia.


(Benjamin Teixeira) – Querida Eugênia, você nos poderia falar algo sobre o mediunato de Chico Xavier e as obras a ele relacionadas. Imaginamos que tenha sido concluída, com louros, a missão que lhe fora destinada… E, se sim, quando isso se deu? Ele ultrapassou a medida do completista
?

(Espírito Eugênia) – Sim, o adorável médium mineiro impressionou seus mestres. Entretanto, isso era relativamente esperado, em vista da personalidade supinamente amadurecida do grande gênio da Luz. Suas atividades principais – aquelas que, se não fossem levadas a cabo, trariam complicações cármicas para ele e seu mentor espiritual, Emmanuel – encerraram-se por volta de 1970, quando o famigerado canal da Espiritualidade Sublime completou 60 anos, inteirando sua primeira centena de livros publicados e conseguindo autorização Superior a conceder entrevistas à televisão brasileira. Se Chico houvesse desencarnado por aqueles dias, teria sido recebido com glória no Plano Sublime.

Fazendo uso da metáfora da construção de um arranha-céu, foi nesta época que toda a estrutura do edifício ficou pronta, sem, todavia, detalhes de mobília, pisos decorativos ou outros acabamentos que não prejudicariam a funcionalidade do “prédio”, caso não fossem providenciados. Entre 1970 e 1990, Chico assimilou a missão de um outro grande predestinado que houvera se desviado e que trabalharia, em massa, com a divulgação pela televisão – já tratamos desta matéria em particular, em outro de nossos artigos aqui publicado. Não lhe era obrigatório fazê-lo, mas, a partir deste marco – o programa “Pinga Fogo” –, Chico se converteu em uma espécie de celebridade “hors concours”, em terras pátrias, visitada por grandes políticos e artistas de renome, contatando redatores de telenovelas e acompanhando a produção de grandes títulos da televisão brasileira, como “A Viagem” (em sua primeira versão, de 1977, pela Rede Globo, que tornou a apresentá-la, em nova produção, de 1994 – desta vez, entrementes, sem a supervisão direta do grande médium, já muito doente, depois da virada do princípio da década de 90).

(Fotografia batida à época de construção do Empire State Building, inaugurado em 1931 – que foi, por 40 anos, a mais alta torre do mundo. O sistema norte-americano de engenharia civil, baseado em aço e não em concreto armado, como no Brasil, fica evidenciado.)

Aos 80 anos, quando a década de 1990 teve início, Chico Xavier poderia ter desencarnado com o acabamento brilhante do grande edifício, como quem houvesse instalado não só toda a mobília, mas também refrigeração de ar, em todos os seus andares, o que favorecia maior ainda funcionalidade à edificação, quanto lhe conferia, igualmente, maior potencial a agradar e propiciar a estada com conforto, comodidade e deleite em seu interior. A partir de 1990, porém, o canal do Plano Sublime de Vida permaneceu no domínio material de existência, por pura misericórdia pessoal para com seus assistidos (diretos ou indiretos) e em caráter de total “desnecessidade”, digamos assim, e seria como, dentro de nossa metáfora do grande espigão em construção, se a construtora resolvesse colocar obras de arte finíssimas e detalhes de decoração em cada cômodo da grande torre de pedra, para lhe dar um toque final de glória e brilho.

Cabe destacar que raros médiuns têm programação para desencarnar antes dos 80 anos de idade, sobremaneira quando se consideram os sobejos recursos medicamentosos e de cirurgia médica que a atual ciência gerontológica e geriátrica favoreçam. Realce-se, no entanto, que não se deve focar atenção só no tempo, em termos de extensão de anos, em dedicação ao serviço, mas também no sentido da qualidade de aplicação deste tempo à Causa de disseminação dos ideais da Espiritualidade, por meio do socorro prestado a encarnados ou desencarnados – através, por exemplo, respectivamente, de ministramento de passes ou de incorporações de entidades sofredoras, em sessões de desobsessão.

(BT) – Fantástico, Eugênia! Ele, então, a despeito das repreensões de Emmanuel, quanto ao desgaste excessivo de sua máquina orgânica, retornou como um “ultracompletista” – poderíamos dizer?

(EE) – Sem dúvida alguma! Emmanuel (como deve se lembrar) deu tom de repreensão neste quesito, mas no que concerne a Chico lamentar-se de padecimentos mais intensos, fisicamente, por conta de seu desgaste exacerbado. Todavia, em nenhum momento, insinuou absolutamente nada a respeito da eventualidade de uma desencarnação precoce. Assim, o que ocorreu foi que Chico sofreu muito mais, no prolongamento voluntário de sua existência física última, mas completou além do que houvera planejado realizar, nesta sua reencarnação luminífera.

(Diálogo travado em 21 de dezembro de 2009.)

(*) Completista: conceito ínsito na literatura mediúnica de Chico Xavier, em particular na obra do Espírito André Luiz, que se aplica, como qualificação, àqueles raros indivíduos que logram realizar, no transcurso de uma existência, tudo que planificaram antes de reencarnar. Chico teria – mais extraordinário ainda – ultrapassado a condição desses ases da responsabilidade espiritual.
(Nota do Médium)


Última observação:

Uma linda reportagem sobre Chico Xavier, levada ao ar, em rede nacional de televisão, pelo programa Fantástico, da Globo, em agosto de 1991, teria sido, segundo o Espírito Eugênia, a despedida do “avatar brasileiro do século XX” à sua comunidade assistida de dimensões continentais. Tudo que aconteceu, nos onze anos seguintes, incluindo vários livros psicografados e publicados e milhares de pessoas atendidas, em suas reuniões públicas, nos períodos em que ele usufruiu de relativa saúde para tanto, correu como acréscimo excepcional de créditos na conta cármica (melhor seria dizer: dármica) do grande missionário da Espiritualidade Maior reencarnado entre nós até 2002.

Benjamin Teixeira.


Bônus:
Nossa equipe selecionou um vídeo, colhido da internet, com reportagem do Fantástico, realizada poucos dias depois do desencarne do médium de Emmanuel, em 30 de junho de 2002. Está agora exposto em nosso blog. Clique aqui para assisti-lo.


Ajude a santa e sábia mestra espiritual Eugênia a disseminar Suas ideias de sabedoria e amor; e, com isso, tornar o nosso mundo mais feliz e pacífico. Basta que encaminhe este arquivo a sua rede de e-mails. Para tanto, utilize a ferramenta abaixo, com os dizeres: “Envie esta mensagem para seus amigos”.




Cadastre-se e receba mensagens por e-mail: