Espírito Eugênia-Aspásia

6 de maio de 2009
 

Compromisso Fundamental.

Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Não prevarique com sua consciência. Concentre-se no essencial. Cuidado para não se distrair com as solicitações frenéticas do cotidiano e esquecer-se do fundamental. Urgências podem ser emergenciais, sem ser prioritárias nem mesmo importantes. Pode-se precisar salvar, às pressas, alguma coisa, sacrificar-se por ela a saúde, a paz, a família e a felicidade, para tão-somente enlaçar-se ao inimigo, e levá-lo para casa. Em medida extrema, para que, por exemplo, preservar um negócio, e perder o tempo de estar com a família? Perca alguns milhões, mas não desperdice a sua vida. Mesmo porque, em termos práticos, quanto acréscimo de bem-estar e de realização pessoal agrega de fato à sua existência o salvaguardar mais uma bolada em dinheiro ou patrimônio? Que prazer satânico, tão fútil e fugaz, é esse por que vende sua alma ao mal?

Será que você precisa ler tanto mais, viajar tanto mais, trabalhar tanto mais, e regatear a segundo plano os assuntos de seu espírito, como a busca de propósito e de significado para sua existência? Claro que é fundamental a aquisição contínua de novas informações; evidente que o intercâmbio favorecido pelas viagens é enriquecedor; indiscutível que o trabalho enobrece o ser humano. Todavia, inadiável é a necessidade de equilibrar a distribuição do tempo, a fim de que se possa votar atenção a cada departamento de si, sem descurar de nenhum dos demais outros, trabalhando o conjunto, a totalidade, o ser que você é, que brota da sinergia das partes que lhe compõem. Se somente da sinergia de suas partes constitui-se o indivíduo que você é, imagine que prejuízo não representa descuidar-se de uma das fontes integrantes de sua essência humana.

A partir de hoje, seja inteiro, seja você mesmo, ainda que não corresponda a modelos culturalmente impostos de prosperidade e verdade. Porque, em última análise, nenhum sucesso pode ser maior que ser feliz, nenhuma verdade pode ser mais genuína que estar em paz.


(Texto recebido em 27 de maio de 2000. Revisão de Delano Mothé.)


Convite

3 EVENTOS NUMA SÓ SEMANA.

Como transformar sapos em príncipes ou contornar anfíbios para encontrar realezas? É o tema da palestra desta quarta-feira, na sede de nossa Instituição, que ainda contará com a continuidade da instigante temática: mentira e verdade, em plena modernidade – onde está a decência e onde se encontra a ingenuidade (iniciado na preleção do domingo passado).

Na sexta-feira, dia 8, também no endereço do Q.G. de nossa Organização, sessão especial de retorno ao “Cinema Comentado”, com o impagável “Elizabeth – a Era de Ouro” (com Cate Blanchett e Clive Owen) e os comentários interpretativos de nosso professor Benjamin Teixeira, sob inspiração da Espiritualidade Amiga, com direito a pipoquinha grátis (risos).

Por fim, no domingo, dia 10, um estudo sobre missionários fracassados ou vacilantes e as conseqüências em efeito dominó, na vida de milhares de pessoas, geradas pela negligência, em tarefas designadas por Deus. Serão meditações acuradas a nos fomentarem profundas reflexões sobre o aproveitamento de nossas existências, sob os auspícios de Nossa Mãe Maior, Maria Santíssima, na data reservada a homenagear todas as mães, encarnadas ou desencarnadas, biológicas ou adotivas, em corpos de mulher ou de homem.

Uma semana de Ouro no Instituto Salto Quântico. Junte-se a nós, divirta-se, assimile novos conhecimentos, pondere e se transforme – nós nunca somos os mesmos, quando amadurecemos, a fundo, os grandes temas da vida.

Os três eventos terão início às 20h. Os dois primeiros acontecerão na sede do Instituto. O terceiro ocorrerá na Sociedade Semear, em que há direito a entrada de cortesia para os que estiverem em primeira visita às nossas reuniões públicas. Endereços e outras informações, ligue para: 3041-4405, ou envie e-mail para: perguntas@saltoquantico.com.br.

Equipe Salto Quântico.




Cadastre-se e receba mensagens por e-mail: