Espírito Eugênia-Aspásia

10 de janeiro de 2008
 

Toda a Verdade.

Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Significado: porta para o entendimento. Mas a interpretação pode levar a cadeias complexas de sentido ou dimensões variadas de conteúdo, na análise de mesma realidade observada, todas válidas, isoladamente consideradas, mas que, ao serem conjugadas numa percepção geral, conduzem a conclusões bem diversas das inumeráveis possibilidades de inferência, em se utilizando, meramente, um prisma exclusivo de observação.

A serpente, num nível superficial de associação, remete a fobias, venalidade, malevolência. Numa camada mais profunda de leitura simbólica e mitológica, entrementes, constitui metáfora da sabedoria ou do feminino, em seus aspectos mais transcendentes.

Você notou que alguém, num dado momento, pareceu-lhe menos transparente. Considerando que sua percepção esteja certa, ele pode tanto ter mentido deslavadamente, para obter um benefício pessoal, em prejuízo de outrem, como pode estar exercitando o espírito de caridade cristã e de respeito civilizado à diferença, ocultando partes da verdade inapropriadas a serem reveladas na ocasião. E, entre estes dois extremos do espectro, miríades de possibilidades há, todas plausíveis.

Cuidado quando “descobrir uma verdade”. Mais importante que enxergar algo com clareza, é ter noção clara do quanto o que foi notado representa TODA a verdade. O contexto do discurso, a influência de ambiente e pessoas envolvidas, o propósito de quem age ou fala, seu estado de espírito no instante observado – tudo deve ser levado em conta, para que se possa obter uma pálida aproximação da realidade que desejamos abarcar, da “verdade” COMPLETA que pretendemos alcançar.

Acautele-se quando se deparar com aspectos menos felizes em alguém a quem estime ou admire. Você pode estar fazendo uma avaliação inadequada, incompleta, superficial ou francamente distorcida, como também nunca terá acesso integral à genuína natureza de suas intenções (ou ao histórico biográfico que a levou a desvelar tal traço de seu caráter). Por fim, uma característica do indivíduo, por mais nos cause estranheza ou repulsa, não constituirá sua totalidade, jamais. Para completar, toda a estrutura da personalidade está sempre em processo de mutação e complexificação, burilamento e elevação, podendo a pessoa nos surpreender adiante, demonstrando ser, quiçá, muito mais até do que considerávamos possível, antes da “decepção”.

Atente-se. As melhores oportunidades da vida, os maiores amigos, os grandes amores e as vocações mais sagradas podem ser defenestrados por falhas de avaliação, sob a saraivada de projéteis mentais deletérios, desfechados por agentes tenebrosos da dimensão extrafísica de vida, em sintonia com elementos menos saudáveis e integrados do próprio inconsciente. Em linguagem evangélica, vigie e ore, para não cair em tentação, porquanto é bem provável que a fala irritada de quem condena represente tão-somente inveja mal-dissimulada, desejo mal-resolvido (porque inclusive mal-reconhecido por si mesmo) e muito orgulho em não admitir o valor de outrem e a própria inferioridade ante ele.

(Texto recebido em 8 de janeiro de 2008. Revisão de Delano Mothé.)

Comentário final:

Parece que, à medida que o Salto Quântico dá saltos, Eugênia, em seu trabalho, leciona lições ainda mais fabulosas, não?

Benjamin Teixeira.

Esclarecimento:

O artigo que seria publicado na sexta-feira, 11/01/2008, só virá a lume no próximo domingo, 13/01/2008, tendo em vista que o médium Benjamin Teixeira, por impedimentos relativos a sua estada em São Paulo, se encontra impossibilitado de fazer a atualização da “mensagem do dia” neste site.

Equipe Salto Quântico.




Cadastre-se e receba mensagens por e-mail: