Benjamin Teixeira de Aguiar

24 de julho de 2007
 

Um Menudo e um Maestro “Europeu”, no Maria Cristo 2007.


por Benjamin Teixeira.

Para quem tem mais de trinta anos, o mote “Não se Reprima” tem sabor de saudade e prazer, fazendo-nos espontaneamente abrir um sorriso. Quem não bateu o pé ou cantarolou, animada ou discretamente, seguindo o ritmo contagiante da música, se não mesmo acompanhou a coreografia dos jovens porto-riquenhos que fizeram o Brasil incendiar, nos anos de 1983 e 1984?

Com o exaustivamente comentado caos no tráfego aéreo brasileiro, a chegada do vôo do Menudo (digamos assim – sem o “ex” –, porque, como reza o ditado popular: “Quem foi rei, nunca perde a majestade”), que seria para acontecer às 23h30min da segunda-feira 23, se deu apenas na madrugada desta terça-feira 24 de julho, às 3h, com direito ao transtorno do extravio de metade da bagagem.

Roy Stephan Rossello, simpático, alegre e extremamente humilde – para quem já foi coqueluche internacional tão jovem quanto seus fãs da época –, não é mais o adolescente espevitado de outrora; é hoje um homem bonito e atraente. A tez morena-clara, em contraste com cabelos finos como penugem, faz lembrar a latinidade de nosso povo, com orgulho, e é um atestado vivo de como todos, nas Américas, somos maravilhosamente mestiços, cheios de saúde, charme e vida!

Roy é espírita, a ponto de declarar, para a grande jornalista sergipana Thaïs Bezerra, em reportagem a ser publicada em seu prestigiado semanário do próximo domingo, que tem “O Livro dos Espíritos” como obra de cabeceira. Uma tocante experiência pessoal será narrada por ele, num testemunho que generosamente ofertará ao público, a respeito do que o fez aderir à “Doutrina” de Kardec – a mesma que nós, componentes do Instituto Salto Quântico, seguimos com um rigor superior ao de setores ortodoxos do Movimento Espírita, pois que estamos alinhados com idéias centrais do Codificador, que muitos se recusam a aplicar, tais quais a necessidade humana do divórcio ou o acatamento dos avanços da Ciência, ainda que controversos (a homossexualidade, por exemplo, que foi, há décadas, retirada do rol dos distúrbios mentais, é vista, pacificamente, por órgãos representativos nacionais e internacionais da área, como natural).

Por sua vez, no extremo oposto do espectro das manifestações artísticas, uma grande figura do mundo erudito, Ion Bressan, que teve a honra de conduzir diversas orquestras na Europa (e chegou a residir 9 anos na Rússia), estará regendo a Orquestra Sinfônica de Itabaiana, vinculada – curiosidade interessantíssima para o orgulho local – à mais antiga instituição musical do país, atualmente em atividade, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (FNSC), fundada em 1745.

Abrilhantando também a festividade, a participação da Academia Sergipana de Ballet, com seu corpo de baile magnificamente hábil (destaque para as coreografias comoventes da professora e dançaterapeuta Lavinia, em dupla com a especial Renatha Raíssa), e o canto mavioso de Marilia Teixeira – e, imagine-se(!): todos atuando, ao mesmo tempo, em um único número de arrebatar os corações mais enregelados: Roy no canto popular, Marilia no clássico, Ion com a orquestra, Lavinia e Raíssa com o corpo de baile da ASB.

O toque especial de glamour e charme correrá por conta da apresentação de Thaïs Bezerra. O “imortal” da Academia Sergipana de Letras Jácome Góes fará a leitura de um texto do glorioso espírito Eugênia, especialmente homenageada neste evento. Uma pintura a óleo da excelsa mentora espiritual será trazida a público, pela primeira vez, juntamente a um vídeo em panegírico à sua figura de sábia-santa. Uma edição cinematográfica breve, de forte impacto emocional, reportará a antiga reencarnação deste Anjo desencarnado do Salto Quântico. E, como ponto alto da celebração, uma Epístola da Mãe Santíssima da Humanidade, recebida pela própria Eugênia, no Plano Sublime de Vida, será publicada, em grande estilo.

Nem sabemos onde Aracaju e nossa organização, o Instituto Salto Quântico – muito limitadamente capitaneada, no plano físico, por minha precária personalidade –, foram encontrar tanto merecimento, para sediar evento desta envergadura e natureza. Somente compreendendo que a Misericórdia do Altíssimo não tem limites, e que Nossa Mãe Santa, assim como escolheu uma lixeira para se manifestar em Lourdes, França, e um campo de pastoreio, em Fátima, Portugal, deseja agora se expressar em um rincão menos destacado da República, para falar à Terra inteira.

Salve Cristo Maria e Cristo Jesus!

Seja bem-vindo(a), prezado(a) leitor(a).
O evento acontecerá neste domingo 29 de julho, às 19h30min. Os ingressos, revertidos para o fundo de manutenção de nosso programa, atualmente transmitido para todo o Brasil, em rede nacional de televisão, pelos 135 canais da TVJB (antiga CNT), estão à venda na “Líder Celulares” do Shopping Jardins. Mais informações pelo telefone: 3041-4405.

(Texto redigido em 24 de julho de 2007. Revisão de Delano Mothé.)




Cadastre-se e receba mensagens por e-mail: