Espírito Roberto Daniel

2 de abril de 2007
 

A Máscara Liberadora de Oxigênio.

Benjamin Teixeira
pelo espírito
Roberto.

Você pode fazer muito por muita gente, mas se não fizer por você, pouco lhe terá valido a pena. Não só pregue a bondade: seja bondade. Não só exemplifique conhecimento: aplique-o. Não só proponha transformação: efetive-a em sua vida.

A felicidade está em se seguir a própria consciência e viver tudo que a própria alma pede, com equilíbrio e paz. Você já vive para si, ou só vive pelos outros? Recorde-se de Jesus, quando disse para amar o próximo como a si mesmo. Isto quer dizer que, se você não se amar primeiramente, talvez esteja vivendo grandes manobras de manipulação, de culpa ou de medo, mas dificilmente amará de verdade a seu próximo.

Conforme avisam as aeromoças e comissários de bordo, como instrução para a eventualidade de despressurização da cabina de passageiros da aeronave, se for necessário ajudar alguém a apor sua máscara liberadora de oxigênio, primeiramente deve-se pôr a própria, para somente depois auxiliar a criança ou a pessoa com limitações de movimentos a colocar a dela. Por um motivo óbvio e muito prático: se você tentar socorrer o outro, antes de si, talvez desmaie no percurso e ambos fiquem asfixiados. E se você põe antes a sua, o outro pode até sofrer um delíquio, mas logo em seguida recuperará os sentidos, pois você estará lúcido e operacional para ajustar-lhe a máscara salvadora, mesmo que o companheiro de vôo esteja desacordado. Esta metáfora fala por si só, e nos dispensa maiores comentários.

Aplique este princípio em todos os departamentos de sua existência. Cuidar de si não é egoísmo, mas responsabilidade fundamental, que vem antes de todas as outras. O distúrbio está em fixar-se nela, excessivamente, esquecendo-se das demais, para as quais ela naturalmente deve desdobrar-se.

(Texto recebido em 2 de abril de 2007. Revisão de Delano Mothé.)

Post Scriptum:

Hoje, estivesse entre nós, Chico Xavier completaria 97 anos de vida física. Que este grande Ser de luz, alma nobre e santa, receba as bênçãos de Nosso Senhor, onde estiver, com quem estiver, em dádivas mil de felicidade, pelo tanto que fez por milhões de pessoas, disseminando mananciais de esclarecimento, conforto e esperança.

Procurado pela equipe da jornalista sergipana Thaïs Bezerra, apus alguns comentários adicionais que você pode ler no ícone “Notícia da Semana”.

Benjamin Teixeira.
Aracaju, 2 de abril de 2007.


Recorde-se de que esta sessão de nosso site, “Mensagem do Dia”, está sendo atualizada também em dias não-úteis da semana. Para acessar os textos publicados nestes últimos sábado e domingo, clique no ícone: “Mensagens Anteriores”, selecionando-os.

A Equipe de Edição e Revisão.




Cadastre-se e receba mensagens por e-mail: