Espírito Eugênia-Aspásia

21 de dezembro de 2005
 

Sopros de Sabedoria – 49

Benjamin Teixeira
pelo espírito Eugênia.

Não julgue. Procure, antes de concluir negativamente a respeito de alguém ou alguma coisa, ouvir a voz da experiência, do tempo e do bom senso. Amiúde, preconceitos são tidos à conta de verdades; e impressões súbitas, por fatos indiscutíveis. As prevenções constituem experiência intensa e a primeira impressão costuma marcar demasiadamente a mente humana, dificultando-lhe a isenção. Por sinal, traumas, neuroses e frustrações íntimas são continuamente projetados em pessoas e eventos externos, distorcendo, assim, completamente, as percepções, impedindo uma leitura fidedigna de fatos e acontecimentos.

Pense, por outro lado, que se analisar é função do psiquismo humano, diferente é o ato de condenar e de atacar pessoas, capciosamente, pelas costas. Enxergar o mal onde ele exista é bom e mesmo necessário, para que cada um se precate de seu poder destrutivo. Entretanto, focar, prevalentemente, o mal nas situações e pessoas indica que o próprio observador está tomado pela força das trevas.

Um dia, tomará forte surpresa ao descobrir que quem você considerava abjeto, vil ou desprezível seja, talvez, bem melhor pessoa do que você supunha; e, quiçá, pessoa muito superior, em caráter e personalidade, a você mesmo. Não por acaso disse Jesus, certa vez, que prostitutas e ladrões entrariam no Reino dos Céus antes de muitos de Seus discípulos.

(Texto recebido em 20 de dezembro de 2005.)


Errata:

Na mensagem: “O Ano do Salto Quântico”, do dia 13 de dezembro, foi feita uma inclusão e uma correção – a inclusão da nova sede do projeto e a especificação de seis e não quatro grupos de estudo do projeto, como antes estava erroneamente assinalado.)

 




Cadastre-se e receba mensagens por e-mail: