Benjamin Teixeira de Aguiar

8 de outubro de 2004
 

Projeto Salto Quântico (e o Programa Revolução)

por Benjamin Teixeira.

1) O que é o Projeto Salto Quântico.

a) Novo Espiritismo:
É uma iniciativa de caráter filosófico-prático, de atualização do Espiritismo ao pensamento e ao contexto da contemporaneidade do século XXI, e, dentro do possível, de todo o Terceiro Milênio, assim como propugnado como princípio fundamental do Espiritismo, pelo próprio Allan Kardec, ao dizer que deveria incorporar todos os avanços da ciência e do conhecimento humanos.

b) Conscientização das massas:
Visa a despertar o sentido de responsabilidade das criaturas, em função de sua condição de seres imortais, em contínuo processo de evolução, sem descurar de sua conexão com a realidade externa, material, conforme se apresenta atualmente.

c) Filosofia Prática da Felicidade.
Pretende, outrossim, favorecer a felicidade das criaturas, segundo os princípios da espiritualidade, a única forma genuína, porque duradoura e profunda, de felicidade.

2) Por que o nome Salto Quântico.

Dentre os fenômenos estudados pela Física Quântica, há um, em particular, extremamente curioso e sugestivo, denominado “salto quântico”, que representa o “salto” que o elétron faz, no interior do átomo, de uma órbita para outra, sem passar pela faixa intermediária de espaço entre as duas órbitas; ele simplesmente desaparece da órbita onde está e reaparece, como que magicamente, na subseqüente ou na anterior, conforme tenha perdido ou ganhado carga elétrica e atingido o piso ou o teto concernente à órbita consecutiva. Fenômeno semelhante costuma se dar com as pessoas, nos processos complexos de transformação psico-espirituais. Não temos domínio completo sobre nossa casa mental. Mudanças normalmente nos “acontecem”. Percebemos vícios ou falhas de personalidade em nós mesmos, e o máximo que podemos fazer é propiciar a mudança, e não determinar que ela ocorra, nem quando, nem como. Eis aí, então, o motivo das recaídas e retrocessos de quem se dispõe a mudar, mas “não consegue”. Em verdade, ninguém pode decidir a mudança, mas, como dissemos, favorecê-la. Esse favorecer, tornando à metáfora do fenômeno da física, é o trabalho persistente por acumular “carga informacional”, que, um dia, gerará o “salto quântico” da modificação íntima. É o caso daquela pessoa que acorda, certo dia, “sabendo” que está mudada, sem, aparentemente, ter feito nada para que a transformação tenha acontecido. Todavia, em verdade, ela fez: esforçou-se por acumular aquela carga de energia consciencial que, atingindo certo patamar crítico, propulsionou a mudança. O projeto Salto Quântico, dá-se, em nome de Deus, à liberdade desta ousadia: fomentar essas revoluções paradigmáticas, não por acaso tendo o programa de TV, seu maior braço, o nome Revolução. Pretendemos, em nome do Plano Superior de Vida, assim, colaborar com esse acúmulo de “carga transformacional”, para gerar mudanças significativas para melhor na vida daqueles que alcançamos, direta ou indiretamente, num efeito em cadeia que atinja milhões de almas, encarnadas e desencarnadas, e assim, a partir de indivíduos, geremos uma grande metanóia coletiva, ou seja: a transmentalização do vulgo, ou a mudança coletiva de padrão de consciência.

3) O conjunto de idéias que compõe o Projeto Salto Quântico.

Afora aquelas que compõem o quadro principiológico básico do Espiritismo, algumas idéias caracterizam mormente o Projeto Salto Quântico, na condição de iniciativa de atualização do Espiritismo ao século XXI:

a) Felicidade – como meta, filosofia e política existenciais (fe licittas).

b) Carma – não como castigo divino ou dívida espiritual, mas como aprendizado e estímulo evolutivo.

c) Espiritismo com um quadro de idéias subjacentes às religio-filosofias e não propriamente como nova religião das massas.

d) Visão sexual: divórcio, homossexualidade e sexo antes do casamento, como fenômenos naturais da condição humana na Terra.

4) Seus desdobramentos atuais.

Originais:
1. Programa de Televisão – local, nacional e internacional.
2. Site – com psicografias diárias.
3. Cursos.
4. Aconselhamento pessoal.

Tradicionais:

5. Palestras e Conferências.
6. Livros.
7. Reuniões mediúnicas.
8. Evangelização Infantil.
9. Juventude Espírita.
10. Estudo Sistematizado do Espiritismo.
11. Assistência Social.

5) Orientação Espiritual do Projeto Salto Quântico.

Um grande grupo de entidades do Plano Superior (na casa de alguns milhares), mas os orientadores espirituais que têm se dado a conhecer, por meio do trabalho de escrita mediúnica, mais freqüentemente, e que aqui não detalharemos aspectos de personalidade, já que lhes descrevemos o perfil psicológico em diversas ocasiões neste site:

Eugênia, Anacleto, Gustavo Henrique, Roberto, Eustáquio, Brígida, Temístocles, Demétrius.

6) Como ser um representante do Projeto Salto Quântico.

Quem incorporar o conjunto fundamental das idéias espíritas, do prisma nuclear que o Salto Quântico tem, isto é: aceitar a imortalidade da alma, a comunicabilidade entre os espíritos desencarnados e encarnados e a reencarnação como meio de o processo evolutivo se dar entre os seres, e que, também, concordar com os quatro módulos fundamentais de idéias do Salto Quântico, apresentadas no item 3, pode-se considerar um salto-quantista. Entrementes, não há salto-quantismo nem espiritismo genuínos, como cristianismo verdadeiro, sem a disseminação dessas idéias pelo máximo número possível de pessoas que se possa alcançar. Assim, se quiser, realmente, ser um embaixador do Salto Quântico e das grandes autoridades espirituais que estão por detrás dele, você pode fazer uso de táticas simples como enviar as mensagens do site Salto Quântico, semanal ou diariamente, para amigos ou conhecidos (quiçá para toda a sua lista de endereços eletrônicos), ou imprimi-los e distribuí-los ou comprar livros do Salto Quântico e dá-los de presente, etc. Outrossim, pode incentivar a telespectação do programa, na dimensão local (se você está em Sergipe: há dois programas locais) ou na nacional.

7) Como constituir um grupo alinhado ao Projeto Salto Quântico.

Tão-somente, num grupo de estudos ou numa casa espírita, incorporar e divulgar as idéias fundamentais que tipificam o Salto Quântico, incluindo as sugestões simples que demos no item anterior ou tantas outras que a criatividade a boa-vontade possam inspirar.

Excepcionalmente neste domingo, dia 10 de outubro (e apenas neste domingo), a palestra pública que Benjamin Teixeira realiza às 19 horas acontecerá no “Centro Espírita Filantrópico Adolfo Bezerra de Menezes”, que fica na Rua Nossa Senhora das Dores, 769, perto do Colégio Salesiano.
Wellington Viana, em nome da Equipe Salto Quântico




Cadastre-se e receba mensagens por e-mail: