Espírito Eugênia-Aspásia

19 de agosto de 2004
 

Tópicos Ligeiros.

Benjamin Teixeira
pelo espírito
Eugênia.

Gostaria que você considerasse alguns tópicos:

1) Para prosseguir em sua caminhada, muitas vezes tem que se ser capaz de parar, retroceder um pouco, analisar com cuidado, traçar novas linhas estratégicas de ação e tornar ao trabalho, com força revigorada e a lucidez aprofundada.

2) Para não perder fragorosamente, deve-se desistir de ganhar galhardamente, e, assim, fazer negociações realistas com as forças contrárias ao seu ideal. Não pretenda ser um monumento de acertos. Faça as pazes com sua natureza humana, e, assim, ganhe razoavelmente. Melhor ganhar menos, do que, pretendendo tudo angariar, ficar sem nada, sonhos esfacelados e muitos remorsos.

3) Para atingir grandes objetivos, deve-se começar por alcançar pequenos. Discipline-se no dia-a-dia, dê de si ao seu semelhante, seja justo, amoroso e solidário. Logo descobrirá que é mais fácil ser louco, supondo-se grande, do que ser grande, fazendo pequenas coisas… a verdadeira grandeza.

4) Não é necessário ser santo, para ser nobre, justo, bom e verdadeiro. Faça o que está ao seu alcance, seja maduro, consciencioso, equânime, ético, um cidadão do cosmo, em resumo, e estará fazendo o seu melhor – esteja certo disso.

(Texto recebido em 17 de agosto de 2004.)




Cadastre-se e receba mensagens por e-mail: